Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 77

O significado do Salmos 77 trata das grandes obras e a misericórdia de Deus. Asafe descreveu a si mesmo como se revirando na cama, incapaz de dormir, neste salmo de lamento individual. Portanto ele descobriu que meditar na libertação de Deus de seu povo no Êxodo lhe trouxe conforto. Isso o levou a pedir a Deus que manifestasse novamente Seu poder para Seu povo.

O problema de Asafe – (Salmos 77:1-9)

Alguma angústia não especificada resultou na insônia do salmista. Em sua condição inquieta, ele clamou a Deus, mas não recebeu alívio (cf. Hebreus 5:7).

Em outras ocasiões semelhantes, Asafe disse que recebeu paz meditando em Deus. No entanto, neste, essa atividade não lhe trouxe descanso ou alegria. Deus o mantinha acordado, mas ele não encontrava satisfação em louvar a Deus.

Ele se perguntou se Deus o havia abandonado. Ele também questionou o amor leal de Deus, seis vezes. Evidentemente, Asafe estava acordado por causa de um grande problema que enfrentava. Na escuridão da noite ele não podia ver nenhuma esperança.

“Este é um exemplo claro do valor de confessar as próprias dúvidas a Deus. À medida que as amplas dúvidas de Salmos 77:7 são explicitadas com mais precisão em Salmos 77:8 f. suas contradições internas vêm à luz, e com elas a possibilidade de uma resposta.” [Nota: Kidner, Salmos 73-150, p. 278].

A solução de Asafe – (Salmos 77:10-20)

Salmos 77 no versículo 10, significa que o salmista sentiu que sua tristeza se originou de Deus retirando sua poderosa mão direita de sua vida. Em outras palavras, Deus não estava respondendo suas orações, e vindo em seu auxílio como havia feito no passado. Essa lembrança levou Asafe a se concentrar, nos grandes atos de Deus para seu povo no passado.

O caminho de Deus é santo (Salmos 77:13) na medida em que é diferente dos caminhos dos homens; está perfeitamente correto. Jeová é único entre os chamados deuses das nações. Ele havia feito grandes feitos e realizado grandes milagres para Israel no passado. O maior exemplo disso é o Êxodo, quando o Senhor redimiu os filhos de Jacó e José. Talvez o escritor tenha descrito os israelitas dessa maneira para chamar a atenção para sua indignidade.

Assim esses versículos evidentemente descrevem os fenômenos que acompanharam o Êxodo. Deus usou Moisés e Arão como pastores para conduzir seu povo através do Mar Vermelho para a segurança e a liberdade. No entanto, foi o próprio Deus que providenciou a libertação.

Embora se sentisse angustiado, o salmista encontrou conforto e encorajamento durante suas noites sem dormir, lembrando-se da poderosa redenção de Deus para seu povo. Essa lembrança, sem dúvida, deu-lhe esperança para o futuro. Deus redimiria novamente Seu povo de seus inimigos.

Fonte da explicação de Salmos 77:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.