Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado 1 Samuel 4

O significado de 1 Samuel 4 fala a respeito da derrota dos israelita, a arca da aliança é tomada pelos filisteus e a morte do Sacerdote Eli. Assim por muitos anos os filisteus haviam oprimido Israel ( Juízes 13:1). Sansão começou a salvar Israel deles ( Juízes 13:5), mas os filisteus agora reagiram e decidiram estender seu domínio ainda mais ao território de Israel.

Os filisteus capturam a arca

Os israelitas deveriam ter percebido que suas derrotas eram punições de Deus contra eles por causa de seus pecados, e se voltaram para ele em arrependimento. No entanto em vez disso, eles pensaram que iriam garantir sua ajuda carregando o símbolo de sua presença (a arca da aliança) para o campo de batalha, à maneira de seus vizinhos pagãos (1 Samuel 4:1-4; cf. 2 Samuel 5:21).Porém Deus mostrou claramente que ele havia retirado sua ajuda de Israel, permitindo que a arca fosse capturada (1 Samuel 4:5-11).

A morte de Eli

Eli deve ter percebido que a morte de seus dois filhos em batalha cumpriu o julgamento previamente anunciado por Deus, mas ele parece ter ficado mais chocado com a captura da arca. Ele morreu naquele dia. O mesmo aconteceu com a nora de Eli, que também ficou chocada com a captura da arca. Deus certamente se afastou de Israel.

E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, da banda da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu. Porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado a Israel quarenta anos. E, estando sua nora, a mulher de Fineias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas novas, de que a arca de Deus era tomada e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.

E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois tiveste um filho. Ela, porém, não respondeu, nem fez caso disso. Mas chamou ao menino Icabô, dizendo: Foi-se a glória de Israel, porquanto a arca de Deus foi levada presa e por causa de seu sogro e de seu marido. E disse mais: De Israel a glória é levada presa, pois é tomada a arca de Deus. ( 1 Samuel 4:18-22).

Este foi provavelmente o momento em que Siló, o centro religioso da nação, foi destruído ( Salmos 78:60-61; Jeremias 7:12; 7:14; 26:6). Mas os sacerdotes conseguiram fugir para Nobe, levando consigo o que podiam da casa de Deus (ver 21:1-6; 22:18-19; 1 Reis 8:4).

Fonte da explicação de 1 Samuel 4:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  • Versículos citados: Versão Almeida Revista e Corrigida.