Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 65

O significado do Salmos 65 trata da gratidão do salmista ao Senhor. Este cântico comunitário de ação de graças celebra Deus abençoando Seu povo com uma terra abundante (cf. Salmos 66-68). Outros salmos comunitários ou comunitários de ação de graças são 66, 107, 118, 124 e 129. O elemento que distingue um salmo comunal de ação de graças de um salmo individual de ação de graças é “o uso de pronomes plurais ou algum outro indicador claro de que a congregação de Israel, e não o indivíduo, passou pela crise.” [Nota: Bullock,]. Davi explicou que Deus ouve a oração e expia o pecado. Isso resulta em recompensa para o Seu povo. Deus também os ajuda por Seu poder sobrenatural.

O perdão de Deus – (Salmos 65:1-4)

Davi começou esta canção declarando que as pessoas orarão ao Senhor porque Ele ouve suas orações. Eles ficarão em silêncio diante Dele por respeito. Às vezes, o cume da adoração é ficar em silêncio diante de Deus. Seu povo O louvará publicamente e cumprirá seus votos prometidos porque Ele responde às petições de Seu povo.

Um grande pecado nacional parece ter sido a preocupação do salmista, e ele estava grato pelo perdão do Senhor (cf. Romanos 5:1). Aqueles a quem Deus perdoa podem aproximar-se Dele e experimentar Sua bênção – mesmo em Sua habitação terrena (cf. Romanos 5:22 Coríntios 9:8). A palavra hebraica hekal (templo) é sinônimo de tabernáculo. Significa uma casa magnífica e não descreve necessariamente o templo de Salomão (cf. Salmos 5:7).

O poder de Deus – (Salmos 65:5-8)

Davi considerou as respostas às orações como algumas das obras impressionantes de Deus (Salmos 65:5 a). Esses versículos expressam o grande poder de Deus citando vários atos divinos específicos (Salmos 65:5 b-8). Pessoas de todo o mundo confiam nEle por causa de Sua revelação na criação e na história (Salmos 65:5 b, Salmos 65:8 a). Os mares revoltos (Salmos 65:7) representam as nações turbulentas da terra (cf. Salmos 46:2-3Isaías 17:12).

Não só Deus ouve a oração, Ele também envia colheitas abundantes. Além disso, essas descrições veem Deus cuidando da terra como um fazendeiro faria. Assim, Deus é o responsável pela abundância das colheitas (cf. 1 Coríntios 3:6).

Contudo, Davi imaginou a terra ricamente abundante com a bênção de Deus sobre os campos e rebanhos, e a personificou como regozijando-se em sua bondade.

Ou seja, apesar do pecado do homem, Deus abençoa seu ambiente com muitas coisas boas para que as pessoas possam prosperar e se alegrar (graça comum). Assim, Deus se deleita em abençoar todas as pessoas (Mateus 5:45).

Fonte da explicação de Salmos 65:

  1. Autoria:Constable, Thomas. DD. Commentary.