Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 66

O significado do Salmos 66 trata de um chamado para todos os moradores da terra louvarem ao Senhor. Portanto  este é um salmo de ação de graças, como foi o anterior. Neste salmo, o povo de Deus reconheceu sua libertação e convidou outras pessoas a se juntarem a eles para louvá-lo.

O louvor das nações – (Salmos 66:1-12)

O salmista, falando por sua nação, chamou as outras nações para se unirem em louvor a Deus gritando, cantando e falando. Em Salmos 66:1-12 ele escreveu na primeira pessoa do plural, mas em Salmos 66:13-20 ele usou a primeira pessoa do singular. Os grandes atos de Deus fizeram seus inimigos se encolherem diante Dele. “Obediência fingida” (Salmos 66:3 , NASB) é obediência hipócrita. O salmista quis dizer que os inimigos de Deus fingiriam obedecer-Lhe porque temiam a sua ira, mesmo que realmente não o obedecessem.

Os grandes atos de Deus na natureza e na história demonstram sua autoridade soberana sobre toda a terra. As travessias do Mar Vermelho e do Rio Jordão demonstraram esta autoridade a todas as nações (cf. Josué 2:9-11). As nações devem, portanto, fazer uma pausa antes de se rebelar contra o Senhor.

Novamente o salmista chamou as nações para louvar a Deus por causa do que Ele havia feito para preservar Israel. Deus também disciplinou Israel para trazer o melhor dela. Ele a colocara em provações de fogo e provas de água, dois meios de teste proeminentes. Através de todos os seus testes, Deus não abandonou seu povo, mas os trouxe para uma bênção maior.

O louvor do salmista – (Salmos 66:13-20)

O salmista agora falou com Deus por si mesmo. Ele deu um exemplo para o povo. Ele pessoalmente louvaria a Deus oferecendo holocaustos e sacrifícios pacíficos em cumprimento de suas promessas a Deus. Esses sacrifícios eram principalmente para adoração e não para a remoção do pecado.

Assim, esses versículos o escritor se dirigiu à nação congregada, não a Deus. Este é um elogio declarativo. Deus respondeu à petição do salmista que surgiu de um coração puro. Deus não vai ouvir a oração de uma pessoa que nutre o pecado em seu coração. Ele ouve, é claro, porque sabe tudo, mas não o ouvirá no sentido de responder, em circunstâncias normais. O salmo termina com a bênção pessoal do salmista a Deus por conceder sua petição e conceder Seu amor leal.

Quando o povo de Deus está em necessidade, eles devem purificar seus corações e orar. Quando o fizerem, Ele os responderá e os abençoará. Isso deve fazer com que outras pessoas honrem e louvem a Deus.

Fonte da explicação de Salmos 66:

  1. Autoria:Constable, Thomas. DD. Commentary.