Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 64

O significado do Salmos 64 trata de um pedido de Davi por proteção divina. Então Davi pediu a Deus que julgasse os inimigos dos justos neste salmo de lamento individual. Assim ele pediu proteção divina e expressou confiança de que Deus julgaria seus inimigos perversos. Ou seja, Davi abriu seu salmo com uma queixa na qual pedia a Deus que o preservasse de temer as tramas de inimigos perversos que conspiravam em segredo contra ele (Salmos 64:1-2).

As manobras dos perseguidores – (Salmos 64:3-10)

Portanto, os inimigos de Davi o estavam atacando verbalmente. Eles estavam usando suas palavras como armas para feri-lo (cf. Salmos 55:21Salmos 57:4; 59:7). Ou seja, os inimigos de Davi evidentemente conspiravam contra ele com um plano cuidadoso para humilhá-lo, e seu propósito era mau e injusto.

No entanto, Davi identificou as reações de dois grupos de pessoas à atividade de Deus de julgar seus malvados assaltantes. Aqueles que observavam o julgamento fariam duas coisas. Mas eles temeriam fazer a mesma coisa e declarariam aos outros o que Ele fez, tendo considerado isso por si mesmos. Segundo, os justos também teriam uma resposta dupla. Além disso, eles se regozijariam com a vontade de Deus sendo feita e renovariam sua confiança no Senhor.

Mas pelas próprias palavras farão cair uns aos outros; menearão a cabeça e zombarão deles todos os que os virem. Todos os homens temerão, proclamarão as obras de Deus, refletindo no que ele fez. Alegrem-se os justos no Senhor e nele busquem refúgio; congratulem-se todos os retos de coração!

Assim os piedosos devem entregar seu caso a Deus em oração quando se tornam alvos de fofocas maliciosas. Eles também podem descansar na certeza de que Deus acabará voltando o antagonismo dos ímpios contra eles (cf. 1 Samuel 25). Ele fará isso para Sua própria glória e para o bem-estar daqueles que confiam nEle. [Nota: Chun Leung Ho, “God Will Repay:].

Fonte da explicação de Salmos 64:

  1. Autoria:Constable, Thomas. DD. Commentary.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.