Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 63

O significado do Salmos 63 trata da dependência do salmista por Deus. O rei Davi escreveu este salmo de lamento individual quando estava no deserto de Judá, longe da arca e do local de adoração formal (2 Samuel 15:25). Isso poderia ter sido quando ele estava fugindo de Saul (1 Samuel 23) ou de Absalão (2 Samuel 15:13-30). [Nota: Kirkpatrick,].

O tema da confiança, que os Salmos 61, 62 enfatizam, atinge um clímax em Salmos 63. Embora Davi estivesse a quilômetros de distância da arca, ele ainda adorava a Deus.

A sede de Davi por Deus – (Salmos 63:1-2)

Evidentemente, a sede de água de Davi no deserto o levou a expressar a sede de sua alma por Deus. “A sério” é literalmente “cedo”. Assim que Davi se levantou pela manhã, ele se deu conta de sua necessidade de Deus – assim como precisava de água logo após acordar. Ou seja, ele estava falando de seu senso de dependência de Deus.

O rei havia percebido sua necessidade de Deus mais cedo como resultado do que havia aprendido sobre Deus no tabernáculo. Lá ele se tornou certo do grande poder e glória de Deus.

A satisfação de Davi com Deus – (Salmos 63:3-8)

Portanto a sede de Davi por Deus encontrou alívio quando ele O louvou. Além disso, ele considerava o amor leal do Senhor ainda melhor do que a própria vida. O amor de Deus alimentou e refrescou Davi mais do que a água que ele precisava. Levantar as mãos para Deus era um gesto de oração (cf. Salmos 28:2Lamentações 2:19) ou respeito (cf. Salmos 119:48).

Pensar na capacidade de Deus de satisfazer todas as suas necessidades trouxe uma sensação de plenitude à vida de Davi. Ele comparou isso com a sensação de um estômago cheio com a comida mais rica. A meditação de Davi sobre Deus transbordou em louvor.

O apoio e a provisão de segurança de Deus foram as causas imediatas da meditação e louvor de Davi. Mais uma vez, Davi se retratou como um pássaro sob a asa de sua mãe e como um bebê dependente mantido por seu pai.

A confiança de Davi em Deus – (Salmos 63:9-11)

Refletir sobre seu Deus reforçou a confiança do rei de que o Senhor o preservaria em sua situação atual. Davi sabia que Deus o livraria porque Deus o elegeu e o abençoou por sua submissão à vontade do Senhor.

“Raposas” no versículo 10, provavelmente deveriam ser “chacais” aqui, já que os chacais são os melhores catadores e comem os restos de uma presa que os predadores maiores rejeitam. A mesma palavra hebraica descreve ambos os animais.

Em vez de antecipar a destruição como os inimigos do Senhor podiam, Davi se regozijou com confiança. Todos que estão do lado de Deus, como Davi fez, podem fazer o mesmo. Glória é o equivalente de regozijo.

A meditação sobre a pessoa e as obras de Deus pode trazer refrigério e revigoramento a qualquer crente. A meditação em Deus preenche uma necessidade básica no coração de cada pessoa, uma necessidade tão básica quanto comida e bebida. Não apenas satisfaz o crente, mas transborda em louvor, tornando-o uma bênção para os outros.

Fonte da explicação de Salmos 63:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.