Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Neemias 2

O significado de Neemias 2 trata da reconstrução do muro. Portanto Neemias é visto exercendo as funções de copeiro do rei, para ministrar à alegria e prazer do monarca. Mas observe que foi quatro meses depois de sua oração. Hanani visitou seu irmão Neemias no mês de Quisleu, o nono mês, e Nisã é o primeiro mês do ano judaico.

Além disso, quantas orações ele deve ter feito durante esses meses! Com que paciência ele esperou o tempo do Senhor! Ele carregava um fardo pesado em seu coração, expresso em um semblante triste, que foi finalmente notado por Artaxerxes. “Por que está triste o teu semblante, visto que não estás doente? isso nada mais é do que tristeza do coração”, disse o rei. Então Neemias ficou com muito medo, temendo o desagrado do rei. (Neemias 2:1-2).

A permissão do Rei

Neemias respondeu ao rei e lhe informou o motivo de sua tristeza: “Por que não deveria estar triste meu semblante, quando a cidade, o lugar dos sepulcros de meu pai, está assolada, e seus portões são consumidos pelo fogo?”

Em vez da explosão de raiva que Neemias temia, o rei perguntou graciosamente: “Para que você pede?” Ele havia orado meses antes para que o Deus do céu lhe concedesse “misericórdia diante deste homem”. E agora a resposta à sua oração estava à mão. Quando o rei pediu seu pedido, Neemias orou novamente ao Deus do céu. Ou seja, ele encontrou tempo para orar entre as palavras do rei e a resposta que lhe deu.

Depois que Neemias declarou seu pedido, o rei concedeu o que ele havia pedido. Suas orações foram respondidas! Deus havia tocado o coração do monarca. “Assim agradou ao rei enviar-me; e dei-lhe um tempo.” As cartas solicitadas aos governadores além do rio para transportá-lo até que chegasse a Judá. E a Asafe, o silvicultor, para fornecer-lhe a madeira necessária para o trabalho, foram concedidas a ele. Nisto, como o piedoso Esdras (Esdras 7:6 ; Esdras 8:18-22 ) Neemias viu o poder de Deus demonstrado — “segundo a boa mão de Deus sobre mim” (Neemias 2:3-8).

A chegada a Jerusalém e o passeio noturno

No entanto atravessou o rio Eufrates e atravessou a Transpotâmia até chegar a Samaria. Ele entregou as cartas. Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo, o amonita, samaritanos, são mencionados aqui pela primeira vez. Sambalate pode ter sido o governador da raça mestiça samaritana. Eles estavam muito tristes com a aparição de Neemias, quando ouviram que ele tinha vindo “para buscar o bem-estar dos filhos de Israel”.

Sambalate (ódio disfarçado) é chamado de horonita, um habitante de Horonaim, que era uma cidade moabita do sul ( Isaias 15:5Jeremias 48:3-5Jeremias 48:34 ) e Tobias, o servo, um Amonite. Eles vieram de Moabe e Amom, parentes de sangue de Israel, sendo filhos bastardos de Ló. Os moabitas e amonitas não deveriam entrar na congregação de Deus para sempre; a maldição caiu sobre eles. Porém eles não encontraram Israel com pão e água quando saíram do Egito.

Eles odiavam o povo de Deus e contrataram Balaão, filho de Beor, para amaldiçoar Israel ( Deuteronômio 23:3-6). Eles eram os amargos inimigos de Israel, o que explica o descontentamento de Sambalate e Tobias quando Neemias veio com as credenciais do rei. Assim eles representavam tipicamente aqueles que professam ser filhos de Deus, mas não são nascidos de novo; sua profissão é espúria e carnal, e como meros religiosos, com uma forma de piedade, mas destituída de seu poder, eles são os inimigos da cruz de Cristo e do verdadeiro povo de Deus.

Neemias continua sua narrativa.

Então eu vim para Jerusalém e fiquei lá três dias.” Podemos imaginar, embora ele não nos informe, que esses três dias foram mais do que dias de descanso da jornada extenuante. Foram dias de espera em Deus, oração renovada por orientação e sabedoria. Ele estava sozinho com seu Deus.

Portanto quando os três dias de espera terminaram, ele começou uma cavalgada noturna para inspecionar as condições dos diferentes portões e da muralha. Quando tudo estava quieto e as pessoas dormindo, este servo de Deus foi para esta memorável inspeção noturna, acompanhado por alguns homens. Mas ninguém sabe o que Deus colocou em seu coração; ele manteve isso em segredo.

Além disso, não se gabava de ter vindo para fazer uma grande obra, nem anunciava seus planos. O homem de fé, que confia em Deus, pode ir e agir sem dar a conhecer o que o Senhor o comissionou a fazer. Ele sozinho montou em um animal; os outros caminharam. Deve ter sido uma jornada triste enquanto ele passava de portão em portão nas paredes. Desolação e detritos por toda parte. Os portões foram reduzidos a cinzas e, finalmente, o lixo no caminho era tão grande que o animal que ele montava não podia mais passar. Os oficiais não sabiam aonde eu tinha ido ou o que eu estava fazendo, pois até então eu não tinha dito nada aos judeus, aos sacerdotes, aos nobres, aos oficiais e aos outros que iriam realizar a obra (Neemias 2:9-16).

A resolução de construir o muro

Na manhã seguinte à jornada noturna, ele reuniu o povo para dizer-lhes o que o Senhor havia colocado em seu coração. Mas com que mansidão e ternura fala com eles! Ele não os repreende ou os acusa de infidelidade e negligência.

Ele não assume o papel de líder, mas se identifica com o povo. “Você vê a angústia em que estamos”. Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Então ele lhes contou o que Deus havia feito. Então o povo resolveu se levantar e construir  (Neemias 2:17-18).

O ridículo do inimigo e a resposta de Neemias

Porém Sambalate, Tobias e um terceiro, Gesém, o árabe (um ismaelita) estavam à mão com seus escárnios. “Eles riram de nós com desprezo, nos desprezaram e disseram: O que é isso que vocês fazem? Você vai se rebelar contra o rei?” Eles perceberam que Neemias tinha vindo para construir o muro da exclusão e trazer o povo de volta à separação dada por Deus. Portanto, esses estranhos começaram imediatamente a antagonizar o mensageiro de Deus.

Magnífica é a resposta de Neemias. “O Deus do céu, Ele nos fará prosperar.” Ele coloca Deus em primeiro lugar. Assim sabendo que eles estavam fazendo a Sua vontade na reconstrução do muro, ele tinha a confiança e a certeza de que Deus estava do lado deles e ninguém poderia impedi-los. “Por isso nós, Seus servos, nos levantaremos e edificaremos.” Esta foi a sua determinação de fazer o trabalho.

Mas, no que lhes diz respeito, vocês não têm parte nem direito legal sobre Jerusalém, e em sua história não há nada de memorável que favoreça vocês! A ajuda deles não era desejada! ( Neemias 2:19-20).

Fonte da explicação de Neemias 2:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.