Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Neemias 1

O significado de Neemias 1 fala da tristeza de Neemias ao saber do triste estado de Jerusalém. As palavras de Neemias, filho de Hacalias. É, portanto, a narrativa pessoal de sua experiência que está diante de nós nos primeiros seis capítulos deste livro, nos quais ele descreve seu exercício de alma, e como o Senhor tornou possível para ele retornar a Jerusalém, e como o muro foi reconstruído .

Neemias ouve sobre a condição de Jerusalém

Neemias era um jovem, nascido em cativeiro. Mantendo uma posição de proximidade com o grande rei persa e morando no belo palácio de Susã. Além disso, ele vivia em luxos e era um servo honrado do rei. Mas foi no mês de Quisleu, no vigésimo ano, quando Hanani seu irmão, o visitou com alguns homens de Judá.

A pergunta que ele fez imediatamente ao seu irmão, mostra o profundo interesse que ele tinha pelo povo de Deus. “Perguntou a respeito dos judeus que escaparam, os que restaram do cativeiro, e a respeito de Jerusalém. Ou seja, embora ele nunca tivesse visto Jerusalém, a cidade de seus pais, ele amava Jerusalém. E se sentia como todos os cativos piedosos. Tão belamente expresso em um dos Salmos:

“Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que minha mão direita esqueça sua astúcia. Se não me lembrar de ti, apegue-se a minha língua ao céu da boca, se não prefiro Jerusalém à minha maior alegria” (Salmos 137:5-6).

Embora vivesse em prosperidade, seu coração estava com seu povo. Foram más notícias que lhe trouxeram. O remanescente estava em grande aflição e vitupério, o muro de Jerusalém estava em ruínas, e os portões queimados com fogo ( Neemias 1:1-3).

Sua grande tristeza e oração

Esta triste notícia o sobrecarregou com grande tristeza. Ele se sentou e chorou; seu luto continuou por alguns dias. Se Neemias foi tão afetado pela condição temporal de Jerusalém e a aflição do remanescente, quanto mais os crentes deveriam lamentar e chorar pelas condições espirituais entre o povo de Deus.

Neemias não correu imediatamente à presença do rei para proferir suas petições. Ele esperou e jejuou alguns dias e então se dirigiu ao Deus do céu ( Esdras 6:9 ). Ele revela nas palavras iniciais de sua oração familiaridade com a Palavra de Deus.

“Rogo-te, ó Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível ( Deuteronômio 7:21 )Deuteronômio 10:17Daniel 9:4 ) que guarda aliança e misericórdia com aqueles que O amam e guardam Seus mandamentos,( 1 Reis 8:23 ) que o teu ouvido esteja atento (2 Crônicas 6:40Salmos 130:2) e os teus olhos abertos, para que ouças a oração do teu servo.”

Após essas expressões bíblicas, expressando confiança no poder e fidelidade de Deus, Neemias confessou seu pecado e os pecados de seu povo. “Sim, eu e a casa de meu pai pecamos. Nós nos corrompemos muito contra ti. Não guardamos os teus mandamentos, nem os teus estatutos, nem os juízos que ordenaste ao teu servo Moisés”.

Orações semelhantes

Esdras havia feito uma oração semelhante, e antes dele Daniel na Babilônia (Daniel 9:0). Não há falha revelada no caráter de Neemias, como não há na vida de Daniel. Mas ambos os homens de Deus se prostraram e confessaram seus pecados e os pecados do povo. Eles perceberam que tinham uma parte no fracasso comum de Seu povo. E assim somos todos culpados pelo declínio espiritual e fracasso entre o povo de Deus, e devemos nos humilhar por causa disso. É isso que agrada ao Senhor e que assegura a sua misericórdia.

Mas Neemias também estava confiando na promessa de Deus. Ele era um homem de fé, e lançou-se sobre a palavra de Deus, sabendo o que o Senhor havia prometido que Ele é capaz de fazer. “Lembra-te, rogo-te, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo”. A promessa em (Deuteronômio 30:1-5), está especialmente em seu coração e mencionado por ele na presença do Senhor.

Futuro próximo

Em um futuro próximo, esta grande promessa nacional do reagrupamento de Israel desde os confins da terra será cumprida, naquele dia em que o Senhor retornar. O exercício e a oração de Neemias serão repetidos no remanescente judeu crente durante o tempo da angústia de Jacó, a grande tribulação.

Além disso, Neemias reivindica a bênção para o povo por causa de sua relação de aliança com Jeová. Eles são Seus servos, Seu povo, “a quem remiste com o teu grande poder e com a tua mão forte”. E como ele implora por uma resposta. “Ó Senhor, peço-te, que agora os teus ouvidos estejam atentos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos, que se deleitam em temer o teu nome” – outros também estavam orando – “e prosperar, eu oro te, teu servo hoje e concede-lhe misericórdia diante deste homem”.

Ele se referia ao poderoso monarca Artaxerxes. No entanto, na presença de Deus, ele o considerava apenas como um homem, e sabia que Deus poderia usar esse homem em favor de Seu povo, como havia usado Ciro ( Neemias 1:4-11).

Fonte da explicação de Neemias 1:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.