Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 6

O significado de Esdras 6 trata da pesquisa nos arquivos da Babilônia pelo rei Dario e sua ordem para edificar o templo. Então o rei Dario mandou fazer uma busca no local onde eram guardados os registros do império, “na casa dos rolos”. A palavra “rolos” é “livros” e estes consistiam em tabuletas de argila nas quais as inscrições cuneiformes foram preservadas.

 A busca do rei e o resultado

Portanto nem a língua aramaica nem a língua hebraica têm uma palavra para tabuinhas de barro. Bibliotecas inteiras de tais tabuletas de argila foram encontradas em Nínive e em outros lugares, e agora podem ser vistas em diferentes museus. Os pesquisadores encontraram o registro desejado em Achmeta (a Ecbatana dos escritores gregos, a capital da Média, que é a moderna Hamada).

Assim a providência divina havia preservado esse interessante comando de Ciro, e a mesma providência guiou os buscadores até o local onde foi guardado. Dele aprendemos detalhes interessantes. Ciro deu instruções sobre as fundações, a altura e a largura do edifício, as despesas deveriam ser pagas pela casa do rei, ou seja, a casa do tesouro real. Ou seja, os reis persas controlavam os assuntos religiosos da nação; mas Ciro agiu sob a orientação divina do Senhor (Esdras 6:1-5).

A ordem de Dario

Então Dario respondeu à comunicação de Tatenai e Setar-Bozenai imediatamente. Ele ordena: “Fique longe daqui”, não impeça a obra, deixe a obra desta casa de Deus sozinha. E, além disso, ele ordenou que os judeus fossem auxiliados na construção da casa pelo pagamento das despesas. Dario estava ansioso para que a casa fosse construída e rapidamente concluída.

Assim o material mencionado era para os sacrifícios e oferendas. Novilhos, carneiros e cordeiros para os holocaustos. Trigo, azeite e sal para a oferta de cereais, e vinho para a libação. Além disso todas essas coisas deviam ser dadas aos sacerdotes sem falta, dia a dia. “Para que ofereçam sacrifícios de cheiro suave ao Deus do céu, e orem pela vida do rei e de seus filhos”.

Certamente Deus estava trabalhando novamente, e usou Dario como Seu instrumento para a realização de Seus próprios propósitos. Tudo o que o inimigo estava fazendo para impedir o trabalho acabou em seu favor. Quantas vezes isso aconteceu na história de Israel e da Igreja. No entanto o decreto de Dario exigia a pena de morte para todos os que alterassem a ordem que ele havia dado. “E o Deus que fez habitar ali o seu nome destruirá todos os reis e povos que puserem a mão para alterar e destruir esta casa de Deus que está em Jerusalém.

Eu Dario fiz um decreto; que seja feito com rapidez.” Essas palavras garantem a crença de que Dario tinha conhecimento do Deus do céu. Os eventos que ocorreram durante o reinado de Nabucodonosor no Império Babilônico, quando Daniel estava lá, bem como as coisas que aconteceram sob o reinado do outro Dario (Daniel 6), pode ter sido totalmente conhecido por Dario Histaspis que deu este decreto.

A ordem do rei foi obedecida

E solenes foram suas palavras de que Deus destruiria todos os reis e pessoas que alterassem ou destruíssem esta casa de Deus. Como isso aconteceu repetidamente, a história nos conta. Que (Antíoco Epifânio, Herodes e os romanos profanaram e destruíram a casa, e a ira de Deus veio sobre eles por isso).

Contudo o que Dario ordenou foi feito rapidamente. Toda a oposição terminou e os inimigos foram completamente derrotados. Deus havia empreendido em favor de Seu povo confiante, cuja fé havia sido reavivada por meio das mensagens de Ageu e Zacarias (Esdras 6:6-13).  

A casa terminada

Com zelo renovado os anciãos edificaram e prosperaram, por meio das profecias de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ido. O ministério de Ageu despertou a consciência do povo, exortando-o a considerar seus caminhos, o que deve tê-lo levado a buscar Sua face. Zacarias é o profeta da glória.

A visão da glória, a vitória final do povo de Deus, a vinda do Rei e o estabelecimento do Seu reino, a derrota futura de todos os seus inimigos – esta visão da glória vindoura tornou-se uma inspiração para eles. O povo de Deus precisa deste ministério duplo que é tão abundantemente suprido na Palavra de Deus. Eles construíram e terminaram a casa de acordo com o mandamento do Deus de Israel, e de acordo com o decreto dos grandes reis Ciro e Dario. (“E Artaxerxes, rei da Pérsia”), O templo foi concluído no terceiro dia do mês de adar, no sexto ano do reinado do rei Dario (Esdras 6:14-15).

A dedicação da casa

Em seguida, ocorreu a dedicação da casa. Foi uma festa de muita alegria. Então o povo de Israel, sacerdotes, levitas e o restante dos exilados, celebraram com alegria a dedicação do templo de Deus. Para a dedicação do templo de Deus ofereceram cem touros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e, como oferta pelo pecado de todo o Israel, doze bodes, de acordo com o número das tribos de Israel. E organizaram os sacerdotes em suas divisões e os levitas em seus grupos para o serviço de Deus em Jerusalém, de acordo com o que está escrito no Livro de Moisés ( Esdras 6:16-18).

A festa da Páscoa e dos pães ázimos

A festa da Páscoa e dos pães ázimos também era celebrada pelos filhos do cativeiro. Aqueles que se separaram da imundícia dos pagãos. Não eram prosélitos, gentios que se voltaram para Israel. Eles eram judeus que se casaram com mulheres pagãs (Esdras 10:11). Eles eram fiéis à Palavra escrita. Quanto ao significado desta festa, ver em (Êxodo 12Levítico 23; e 1 Coríntios 5) .

Durante sete dias eles celebraram com alegria a festa dos pães sem fermento. Pois o Senhor os enchera de alegria ao mudar o coração do rei da Assíria, de maneira que ele lhes deu força para realizarem a obra de reconstrução do templo de Deus, do Deus de Israel (Esdras 6:19-22).

Fonte da explicação de Esdras 6:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.