Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 5

O significado de Esdras 5 trata da exortação aos judeus pelo os profetas Ageu e Zacarias a continuarem a construção do templo. Naquele momento crítico em que o inimigo parecia ter triunfado e eles estavam perdendo o interesse, Deus graciosamente interveio enviando-lhes Seus dois mensageiros, os profetas Ageu e Zacarias.

O ministério profético de Ageu e Zacarias

Suas grandes mensagens proféticas serão mais plenamente retomadas em nossas anotações nos livros que contêm suas profecias. Os maiores profetas apareceram no período mais sombrio de Israel – Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel. Dois meses antes de Zacarias começar seu ministério profético, Ageu levantou a voz e se dirigiu a Zorobabel e Josué (Jesua), (Esdras 5:1).

Foi a Palavra do Senhor que ele comunicou aos líderes principescos e sacerdotais do povo. Esta primeira mensagem dá uma luz interessante sobre a situação do remanescente. (Leitura Ageu 1). As pessoas estavam dizendo: “Não é chegado o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser construída”. Isso eles devem ter dito por causa de seus inimigos; esperavam um momento mais providencial, em que pudessem prosseguir com a construção da casa. As próximas palavras de Ageu revelam a condição moral do povo: “é hora de você, ó vós, habitar em casas de teto, e esta casa está abandonada?” Em seguida, a exortação: “Considere seus caminhos”. Com essas palavras, aprendemos que eles se estabeleceram com conforto e estavam mais ocupados em construir suas casas do que em terminar a casa do Senhor. E Deus tratou com eles por esta negligência; eles sofreram por causa disso (Ageu 1:6-11).

O resultado de seu ministério

Quando a mensagem ardente de Ageu foi entregue, o Senhor os reviveu novamente. Eles se levantaram de seu estado de apatia e começaram a construir a casa do Senhor, os profetas de Deus os ajudando. O livro de Ageu nos diz que todos obedeceram à voz do Senhor seu Deus… e o povo temeu diante do Senhor. Assim que eles obedeceram e temeram ao Senhor, outra mensagem veio por meio do profeta: “Eu estou com vocês, diz o Senhor”.

Eles não temiam mais seus inimigos, nem a ordem do rei, mas temiam ao Senhor, e imediatamente a obra foi vigorosamente retomada e a casa terminada (Esdras 6:15). A Palavra do Senhor foi usada em seu reavivamento. Todo avivamento verdadeiro e genuíno sempre começou e sempre começará com a Palavra de Deus, ouvindo e crendo no que Deus falou (Esdras 5:2).

A interferência de Tatnai

Este novo começo atraiu imediatamente a atenção de seus inimigos. Tatnai, governador deste lado do rio e Setar-Bozenai, com seus companheiros apareceram em cena. Eles fizeram as perguntas: “Quem te ordenou que construísses esta casa e compõe a parede? Quais são os nomes dos homens que fazem este edifício?” (“Nós” no versículo 4 é “eles”, Tatnai e seus companheiros, veja o versículo 10.) Assim, o inimigo fez outro esforço para impedir a obra. Ele nunca deixa de atacar o que é feito para a glória de Deus. Mas esses inimigos não contavam com o Guardião de Israel que não dorme nem cochila.

Mal sabiam eles que o que estavam fazendo levaria à vitória do povo de Deus e resultaria na conclusão da casa de Deus. O olho de Deus estava sobre os anciãos dos judeus. Deu-lhes força, coragem e segurança, para que pudessem perseverar na obra. Deus estava com eles. Deus impediu Tatnai de dar ordem para suspender o trabalho, para que eles continuassem a trabalhar. Bem-aventurados todos os servos do Senhor que labutam no temor do Senhor, sabendo que os seus olhos estão sobre eles e que sustenta todos os que nele confiam (Esdras 5:3-5).

A carta a Dario

Então Tatnai e seus associados enviaram uma carta ao rei Dario, que dá detalhes não relatados de sua visita a Jerusalém. A carta nos diz que a casa foi construída com grandes pedras e madeira nas paredes, e que tudo prosperou em suas mãos. Zorobabel e seus companheiros responderam às perguntas de Tatnai da seguinte forma: “Nós somos os servos do Deus do céu e da terra”.

Assim, eles deram testemunho de si mesmos e então relataram o que havia acontecido, e como Ciro havia feito o decreto para construir a casa de Deus. A carta afirmava que Sesbazar  havia lançado os alicerces e que a casa ainda estava inacabada. Segue-se então o pedido: “Agora, pois, se bem parecer ao rei, procure-se na casa do tesouro do rei, que está ali em Babilônia, se é assim, que um decreto foi feito por Ciro, o rei, para construir esta casa de Deus em Jerusalém, e que o rei nos envie sua vontade sobre o assunto”. Os construtores devem ter ficado em perfeita paz com esta carta, sabendo que o Senhor estava com eles (Esdras 5:6-17).

Fonte da explicação de Esdras 5:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.