Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 7

O significado de Esdras 7 relata que Artaxerxes envia Esdras a Jerusalém. Ou seja, para proclamar o edito em favor dos judeus. Mas o registro do retorno sob Zorobabel e a reconstrução do templo termina com o capítulo anterior. Muitos anos se passaram depois que o templo foi construído antes que o piedoso Esdras e seus companheiros retornassem a Jerusalém. Nenhum registro existe cobrindo os anos que intervieram entre a expedição e o trabalho de Zorobabel e a expedição de Esdras.

A jornada de Esdras a Jerusalém

Portanto foi no sétimo ano de Artaxerxes, rei da Pérsia, que Esdras subiu. Assim a genealogia de Esdras é apresentada, mostrando que ele era descendente direto de Arão, o sumo sacerdote. Além disso, Esdras era “um escriba pronto na lei de Moisés, que o Senhor Deus de Israel havia dado”. Mas um testemunho abençoado de que a Lei de Moisés foi dada por Deus, e não montada por partes, corrigida, revisada e acrescentada por mãos diferentes.

Contudo Esdras, ocupado com a Lei e a Palavra de Deus, desejava subir a Jerusalém. Ou seja, Deus colocou isso em seu coração, e o rei gentio lhe concedeu todo o seu pedido. Assim em tudo isso a mão do Senhor é reconhecida. “Segundo a mão do Senhor seu Deus sobre ele.” Esta frase encontramos várias vezes em (Esdras 7:6), e mostra como este homem de Deus confiou no Senhor para orientação. Certamente ele viu Sua mão em ter todo o seu pedido concedido por Artaxerxes.

  • Foi a boa mão de Deus que o trouxe a Jerusalém (Esdras 7:9)
  • Sua mão o fortaleceu (Esdras 7:28).
  • A boa mão do Senhor é novamente reconhecida ao trazer-lhes ministros (Esdras 8:18)
  • E na libertação (Esdras 8:31)

Confiança em Deus

Assim a mesma mão que foi para o bem de Esdras, que o guiou, guardou e protegeu, ainda está sobre todo o Seu povo que confia nEle e é obediente à Sua Palavra. No versículo 10 temos o segredo da piedade de Esdras: “Pois Esdras havia preparado o seu coração para buscar a lei do Senhor, e praticá-la, e ensinar em Israel estatutos e juízos”.

Então diligentemente e com oração, ele buscou a verdade e a vontade de Deus na Palavra de Deus. A lei do Senhor era sua alegria e deleite. Como ele deve ter examinado as Escrituras com profundo exercício de alma. Este é o fundamento da piedade. O coração deve entrar nas coisas de Deus como reveladas em Sua Palavra. E seu objetivo era “fazer isso”; viver de acordo com a verdade que Deus lhe havia dado. Finalmente, o terceiro desejo de Esdras era “ensinar em Israel estatutos e juízos”. A preparação do coração na Palavra, a obediência à palavra, devem ser as marcas do verdadeiro servo do Senhor. (Esdras 7:1-10).

O decreto de Artaxerxes

A cópia da carta que Artaxerxes deu a Esdras está agora registrada. Esta seção está novamente em aramaico. Na saudação da carta Artaxerxes chama-se “rei dos reis” e dirige-se a Esdras como o escriba da lei do Deus do céu. Não há dúvida de que Artaxerxes foi divinamente movido em tudo o que fez.

O decreto declara que todos os israelitas, sacerdotes e levitas, em seu reino que desejam ir a Jerusalém por vontade própria, podem ir com Esdras. O nome de Deus, a lei de Deus, a casa de Deus são constantemente usados ​​neste documento. Então o Rei e seus sete conselheiros deram livremente prata e ouro “ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém”.

Além da prata e ouro que Artaxerxes e seus conselheiros deram, havia outras ofertas de não-judeus e de judeus residentes na Babilônia. O rei tinha perfeita confiança em Esdras. Depois de comprar novilhos, carneiros, cordeiros, etc., o rei escreveu: “E tudo o que parecer bem a ti e a teus irmãos, que faças com o resto da prata e do ouro, fazei segundo a vontade de vosso Deus ” (Esdras 7:11-26) .

Ação de graças de Esdras

Bendito seja o Senhor, o Deus de nossos antepassados, que pôs no coração do rei o propósito de honrar desta maneira o templo do Senhor em Jerusalém, e que, por sua bondade, levou o rei, os seus conselheiros e todos os seus altos oficiais. Como a mão do Senhor meu Deus esteve sobre mim, tomei coragem e reuni alguns líderes de Israel para me acompanharem (Esdras 7:27-28) .

Fonte da explicação de Esdras 7:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.