Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 8

O significado de Esdras 8 refere-se a lista dos que voltaram de Babilônia com Esdras. Assim os nomes daqueles que se reuniram ao redor de Esdras e subiram com ele (1.496 ao todo) estão registrados aqui neste capitulo. Perante o magnífico decreto e liberalidade de Artaxerxes, a companhia era muito pequena. A maioria preferiu a Babilônia e lá permaneceu.

Os fiéis são conhecidos por Deus, e seus nomes estão aqui para sempre escritos em Sua Palavra. Embora o monarca gentio tivesse dado o decreto, e o povo estivesse abundantemente suprido com todos os meios necessários, o empreendimento era de fé. Contudo eles saíram de Babilônia confiando no Senhor; marcharam com fé. Deve-se notar especialmente que apenas os homens são mencionados (Esdras 8:1-14).

A reunião em Aava

Então Esdras os reuniu no rio que corre para Aava, que provavelmente era um braço do Eufrates, perto da Babilônia. Lá eles acamparam em suas tendas por três dias. Eles eram peregrinos e estrangeiros, e saíram como Abraão, o pai da nação. Esdras viu o povo e descobriu a ausência dos levitas.

Enquanto um pequeno número de levitas subiu com Zorobabel, nenhum se juntou a Esdras. Apenas dois sacerdotes estavam presentes, Gérson, filho de Finéias, e Daniel, filho de Itamar. Que indiferença isso revela! Eles se estabeleceram na terra do inimigo e ficaram satisfeitos em permanecer lá. Eles estavam pensando nas coisas terrenas, e as coisas de Deus foram esquecidas por eles. Ainda assim, eles eram levitas em seu santo chamado.

Portanto Esdras não estava disposto a deixar os levitas para trás, sabendo o quanto eles eram absolutamente necessários para a casa de Deus. Como Esdras deve ter olhado para Deus! Então ele agiu, e pela boa mão de Deus, vários levitas e netineus se juntaram ao grupo  (Esdras 8:15-20).

O jejum proclamado

Então ele proclamou um jejum, enquanto estávam junto ao rio Aava. O homem de Deus sentiu a necessidade de buscar a face de Deus e Sua graciosa proteção. O jejum era o sinal externo de profunda humilhação e uma expressão de sua dependência, “para buscar dEle um caminho reto. Para nós e para nossos pequeninos, e para todos os nossos bens”.

Além disso a necessidade de orientação e proteção foi plenamente reconhecida pelo grupo reunido, e eles confiaram no Senhor para ambos. Este ainda é o caminho abençoado da fé para o servo de Deus e para os filhos de Deus. Quão grande seria o sucesso e a bênção se em todos os momentos e em todo serviço o povo de Deus buscasse primeiro Sua face. Se humilhasse em Sua presença e confiasse Nele plenamente. Esdras havia dito ao rei que confiava no Senhor, que a sua mão está sobre todos os que o buscam para o bem.

E por isso ele se envergonhou de pedir uma escolta militar para protegê-los contra ladrões, que poderiam assaltá-los e roubá-los de seus bens. Ele sabia que Seu Deus era o melhor escudo, e Seus anjos, os ministros usados ​​para guardar Seu povo e manter o mal longe deles, seriam os companheiros invisíveis da caravana. “Assim, jejuamos e rogamos ao nosso Deus por isso, e ele foi implorado por nós”. Suas orações foram respondidas. E Ele cuidou (Esdras 8:21-23).

A nomeação de guardiões

A fé em Deus não tornou Esdras descuidado. Ele sentiu sua grande responsabilidade e fez os preparativos mais cuidadosos. Ele separou doze dos principais sacerdotes, Serebias, Hasabias, e dez de seus irmãos com eles. Os levitas também foram escolhidos por ele (Esdras 8:30). À sua custódia, ele confiou os vasos sagrados, bem como a prata e o ouro que haviam sido dados de graça.

Então ele lhes deu a ordem: “Vós sois santos ao Senhor; também os vasos são santos, e a prata e o ouro são ofertas voluntárias ao Senhor Deus de vossos pais. Vigiai-vos e guardai-os, até que os pesos diante dos chefes dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes dos pais de Israel, em Jerusalém, nos aposentos da casa do Senhor”.  Ele havia pesado em suas mãos 650 quilos de prata, 100 quilos em utensílios de prata; 100 quilos de ouro (Esdras 8:24-30).

Assim esta cuidadosa pesagem de tudo quando receberam os valiosos tesouros, e a pesagem quando entregaram os mesmos em Jerusalém, não significa que Esdras tivesse qualquer dúvida quanto à honestidade dos sacerdotes e levitas. Isso foi feito para evitar qualquer suspeita. O mesmo princípio é estabelecido no Novo Testamento para a Igreja: “Providencie coisas honestas, não apenas diante do Senhor, mas também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).

A partida e chegada em Jerusalém

Então a partida foi feita no décimo segundo dia do primeiro mês. Com fé e completa dependência de Deus, eles partiram para a terra de seus pais. E o Senhor honrou a sua fé. “A mão do nosso Deus estava sobre nós, e ele nos livrou da mão do inimigo e dos que estavam à espreita no caminho. E chegamos a Jerusalém.

Portanto no quarto dia os tesouros foram revirados e pesados ​​na casa de Deus. No entanto isso foi feito por Meremote, filho de Urias, o sacerdote. Ele é mencionado por Neemias como um dos construtores do muro (Neemias 3:4Neemias 3:21). Com ele estava Eleazar, filho de Finéias. Associados a eles estavam Jozabade, filho de Jesua e Noadias, filho de Binui, todos eles eram levitas. Para cada artigo foi passado um recibo onde estava anotado o peso do ouro e da prata.

Ofereceram-se então holocaustos, doze novilhos por todo o Israel, noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros e doze bodes como oferta pelo pecado. Os decretos do rei foram entregues aos representantes dele e aos governadores de todas as províncias situadas a oeste do rio Eufrates, e assim eles ajudaram na reconstrução do templo de Deus (Esdras 8:31-36).

Fonte da explicação de Esdras 8:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.