Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 9

O significado de Esdras 9 trata dos casamentos mistos. No entanto um dos primeiros problemas que Esdras tratou foi o dos casamentos mistos. Ou seja, os homens israelitas casaram-se com mulheres não-israelitas e tiveram famílias com elas. Assim a prática foi difundida e envolveu até mesmo os líderes da comunidade. Se permitido continuar, poderia destruir a religião de Israel e até mesmo a identidade de Israel como uma raça distinta (Esdras 9:1-2).

A surpresa e tristeza de Esdras

Então Esdras foi confrontado por uma condição muito triste do povo, e até mesmo dos sacerdotes e levitas. Os príncipes (líderes civis) vieram a Esdras e lhe disseram que a separação exigida de acordo com a lei, entre o povo de Deus e os habitantes cananeus da terra, não havia sido obedecida. Portanto Esdras depois de receber este triste relatório, ele rasgou suas veste e o seu manto, arrancou os cabelos de sua cabeça e de sua barba e sentiu-se estarrecido!

Então todos os que tremiam diante das palavras do Deus de Israel reuniram-se ao seu redor por causa da infidelidade dos exilados. E ele ficou sentado ali, estarrecido, até o sacrifício da tarde. Ele foi tomado de horror. O rasgar de suas vestes foi a expressão externa de sua indignação e tristeza ( Gêneses 37:29Levitico 10:6 ; Juizes 11:35Ester 4:1). O arrancar do cabelo também é um sinal de tristeza (Jó 1:20Ezequiel 7:18). Mas como seu coração deve ter sentido a desonra feita ao santo nome de Jeová! Como ele foi profundamente afetado pelos pecados do povo. Sua dor e tristeza trouxeram outros, que também estavam tremendo com as palavras de Deus, ao seu lado, e ele sentou-se em sua presença atônito até o sacrifício da tarde (Esdras 9:3-4).

A confissão e oração de Esdras

Quando veio o sacrifício da tarde, ele se levantou de sua profunda aflição e tristeza, com suas vestes rasgadas. A oração que se segue é como a grande oração de Daniel (Daniel 9:4-19). Daniel também recebeu sua resposta na hora do sacrifício da tarde. Esdras caiu de joelhos e estendeu as mãos ao Senhor. Que confissão de pecados e profunda humilhação respiram nas frases iniciais desta notável oração!

Ele fica envergonhado e cora para levantar o rosto para Deus. As iniquidades são reconhecidas como cobrindo a cabeça do povo e “a culpa cresceu até os céus”. Não só a culpa presente é reconhecida, mas ele é dono da culpa da nação desde o início. Além disso, ele declara a justiça e a justiça de Deus ao lidar com eles no julgamento. “Por causa das nossas iniquidades, nós, nossos reis e nossos sacerdotes, fomos entregues nas mãos dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, e ao despojo, como acontece hoje. ” Ele confessou os pecados do povo e assumiu tudo em Sua presença. Tal humilhação e confissão é sempre agradável a Deus, pois “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” (Tiago 4:6).

Certamente devemos confessar nossos pecados, mas mesmo assim apenas buscando graça e força para lidar com o mal e nos separar dele; pois se Esdras se deitou perante o Senhor neste capítulo, reconhecendo a culpa de seu povo (Esdras 9:5-15).

Fonte da explicação de Esdras 9:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.