Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 10

O significado de Esdras 10 fala a respeito do arrependimento dos israelitas. Enquanto Esdras estava orando e confessando, chorando prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de israelitas, homens, mulheres e crianças, reuniram-se em volta dele. Eles também choravam amargamente.

O efeito da oração de Esdras sobre o povo

Então a oração, confissão e humilhação de Esdras estavam diante da casa do Senhor”. O povo viu sua grande tristeza e suas lágrimas, eles ouviram suas palavras confessando os pecados da nação. Produziu um efeito maravilhoso entre as pessoas.

A voz de Secanias é ouvida em nome do povo. Filho de Jeiel.  Ele disse: “Nós transgredimos contra o nosso Deus e tomamos mulheres estranhas do povo da terra”. Ele reconheceu o pecado do povo que violou o mandamento direto do Senhor. Mas ele também tinha confiança na misericórdia de Deus, que nem tudo foi perdido por causa de sua desobediência, “mas agora há esperança em Israel a respeito disso”.

No entanto, essa esperança e misericórdia só poderiam ser realizadas pelo autojulgamento e repudiando todas as esposas e os que nasceram delas. Ele, portanto, disse: “Façamos um pacto com nosso Deus para repudiar todas as mulheres, e os que nasceram delas, conforme o conselho de meu senhor, e daqueles que tremem do mandamento de nosso Deus; e faça-se conforme a lei”. A lei exigia a demissão dessas esposas e filhos, pois eles eram impuros, e a admissão na congregação de Israel teve que ser negada a eles. Então Secanias  dirigiu-se a Esdras chorando: “Levanta-te! pois este assunto pertence a ti; nós também estaremos contigo; tenha boa coragem e faça isso (Esdras 10:1-4).

Esdras convoca uma assembléia

Esdras pegou imediatamente. Os sacerdotes, levitas e todo o Israel tiveram que jurar que agiriam de acordo com esta palavra. Mas a dor de Esdras não acabou. Ele se levantou e entrou nos aposentos de Joanã, filho de Eliasibe. Não comeu pão, nem bebeu água.  Ele ainda lamentou por causa da transgressão do povo. A presença de Deus foi procurada por este homem de Deus profundamente espiritual, e em Sua santa presença ele sentiu novamente o pecado do povo.

Uma proclamação foi então feita. A hora de agir havia chegado. Todos os cativos retornados deveriam se reunir em Jerusalém. Tinha que ser em três dias. A negligência deste mandamento significou o confisco de seus bens e a separação da congregação de Israel (Esdras 10:5-8).

A reunião, confissão e o mal julgado

O grande encontro acontece. Todos eles obedeceram à Palavra. Nós os vemos sentados no amplo espaço diante da casa do Senhor. Eles eram uma companhia trêmula e iluminada, por causa desse assunto e também da grande chuva, pois a estação fria e chuvosa havia começado.

Esdras se dirige à multidão com palavras simples, mas firmes. Mais uma vez ele menciona o pecado deles e a culpa que recai sobre eles por causa disso. Ele exige confissão e separação dos povos da terra e das mulheres estranhas. Houve uma resposta imediata: “Como disseste a nosso respeito, assim devemos fazer”. Então, um plano é inaugurado para trazer a separação da maneira mais rápida possível (Esdras 10:9-17).

O registro daqueles que se casaram com mulheres estranhas

O exame de todo o assunto conforme acordado começou no primeiro dia do primeiro mês, a época do ano novo, o novo começo de acordo com Êxodo 12:1. Em seguida, segue a lista dos homens que se casaram com as mulheres estrangeiras.. O registro de Deus está novamente diante de nós nesses nomes.

Os nomes dos sacerdotes vêm em primeiro lugar. Deles era a maior responsabilidade e culpa. Os filhos de Jesua encabeçam a lista. Que ilustração do que é o homem, que os filhos do sumo sacerdote, que, com Zorobabel, foram tão grandes instrumentos do Senhor para levar os primeiros cativos de volta, se corromperem com essas mulheres! Deram a mão para repudiar suas mulheres e, confessando-se culpados, trouxeram um carneiro para oferenda. Ao todo, dezessete sacerdotes eram culpados e seis levitas. Os cantores e porteiros culpados são dados por nome no versículo 24. Depois seguem mais oitenta e seis nomes que se contaminaram com mulheres estrangeiras (Esdras 10:18-44). A grande obra de Esdras estava terminada. Em Neemias lemos como ele ainda estava ativo, ministrando às pessoas em coisas espirituais, lendo e expondo a Palavra de Deus (Neemias 8:8).

Fonte da explicação de Esdras 10:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.