Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 87

O significado do Salmos 87 trata sobre as glórias de Sião. Portanto este salmo fala sobre as glórias de Sião, onde ficava o templo. A presença de Deus reinando entre seu povo neste local constituiu uma bênção para eles e para todas as outras nações. O grande hino de John Newton “Glorious Things of Thee Are Spoken” é um comentário sobre este salmo.

A importância de Sião – (Salmos 87:1-3)

Deus escolheu Sião como o lugar onde ele se encontraria com seu povo em um sentido especial. Ele se encontrou com eles residindo no templo e tendo comunhão com eles por meio de seus sacerdotes. Entre todas as montanhas próximas ao Monte Sião, esta foi sua escolha para habitação e, como tal, foi o fundamento de seu trato com os israelitas.

Havia alguns belos locais montanhosos em Israel, mas este era o melhor porque Deus escolheu fazer dele sua morada. Outras nações do antigo Oriente Próximo acreditavam que seus deuses viviam em belas montanhas altas, como o Monte Carmelo e o Monte Hermon. Sião era a cidade de Deus porque Deus escolheu fazer sua residência terrena ali no templo.

A população de Sião – (Salmos 87:4-6)

Os tradutores ingleses traduziram o Salmo 87:4 como uma citação. Quem está dizendo essas palavras? Evidentemente, estas são as palavras daqueles que falam coisas gloriosas sobre Sião (Salmos 87:3). O que estão dizendo? Eles parecem atribuir glória igual a Sião com as outras grandes nações mencionadas. Raabe (lit. orgulho, tumulto) é um apelido para o Egito (cf. Salmos 89:10Isaías 30:7Isaías 51:9). Pode ter sido o nome de uma poderosa força demoníaca que se acredita estar por trás do Egito. [Nota: A. Ross, p. 857.] A afirmação, “Este nasceu lá”, significa: “Eu nasci lá.” Em outras palavras, as pessoas se orgulhariam de ter nascido em Sião, assim como nasceram em uma dessas outras grandes nações.

No entanto, dois tipos de pessoas traçariam sua ascendência até Sião no futuro (Salmos 87:5). O versículo 5, aparentemente distingue aqueles que nasceram fisicamente ali e aqueles com raízes espirituais ali. O último grupo incluiria todos os redimidos, já que Sião era o lar de seu Pai celestial (para usar a terminologia do Novo Testamento).

Quando Deus julgar todas as pessoas, Ele notará que cada pessoa redimida se originou espiritualmente de Sião (Salmos 87:6). Sião não era apenas a capital dos israelitas, mas também o lar de muitos outros que confiam no Deus de Israel (cf. Gálatas 4:26-27Hebreus 12:22-24Apocalipse 3:12; 21:2; 21:10 ). Desta forma, o salmista mostrou a suprema glória de Sião.

“Essas pessoas que vieram à fé em Jeová como prosélitos nasceram em uma variedade de lugares, entre povos étnicos, em todo o mundo conhecido. .’ Eles “nasceram lá”, isto é, em Sião. Aqui, então, está uma passagem nas Escrituras Hebraicas à qual Jesus pode ter aludido quando esperava que Nicodemos soubesse sobre “nascer de novo” (João 3:3João 3:10).” [Nota: Ronald B. Allen, “Psalms 87, A Song Rarely Sung,” Bibliotheca Sacra 153:610 (abril-junho de 1996): 139-40].

A alegria em Sião – (Salmos 87:7)

Sião será um lugar de alegria e canto no futuro. Todos os que se alegram traçarão a fonte de sua alegria para esta cidade porque é a habitação de Deus. Toda alegria vem, em última análise, de Deus, e toda alegria virá de Sião porque Deus habita em Sião.

Este salmo aponta profeticamente para o tempo em que todos os redimidos se reunirão em Sião. Isso acontecerá no Milênio, quando Jesus Cristo a tornar a capital mundial de seu reino terreno. Então todas as nações fluirão para ele como o centro da terra (Isaias 2:2Miquéias 4:1). No entanto, um dia uma nova Jerusalém substituirá a cidade atual (Apocalipse 21). Será o lar do Cordeiro e seus fiéis seguidores por toda a eternidade.

Fonte da explicação de Salmos 87:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.