Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 86

O significado do Salmos 86 trata de uma oração individual de súplica. Portanto com base na bondade de Deus, Davi pediu ao Senhor que demonstrasse sua força opondo-se aos orgulhosos que se exaltavam contra ele. No entanto este é o único salmo atribuído a Davi no Livro 3 (Salmos 73-89). Ou seja, é um salmo de lamento individual que fala de uma situação de desorientação. É um mosaico virtual de outros salmos, e suas citações são quase textuais.

Um pedido de proteção – (Salmos 86:1-17)

Então Davi apelou a Deus para ser preservado como um crente dependente e necessitado que procurava andar em confiança e obediência ao seu Deus. Ele via a concessão de Deus de seu pedido como baseada em sua graça, não em algo que Deus lhe devia. Ele ansiava por regozijar-se quando a resposta chegasse.

A atitude de humildade de Davi transparece nos termos que ele usou para se dirigir a Deus neste salmo. Sete vezes ele chamou Deus de seu Senhor ou Mestre (Hebr. adonay ). Um título que enfatiza sua soberania sobre Davi (Salmos 86:3-5; Salmos 86:8-9; 86:12; 86:15). Este título hebraico aparece como “Senhor” na maioria das traduções inglesas, enquanto “Jeová” é traduzido como “SENHOR”.

O Único Deus

O salmista tinha certeza de que Deus responderia à sua oração (Salmos 86:7). A base de sua confiança era o fato de que Jeová é o único Deus e que Ele faz grandes coisas. Deus é supremo. Portanto, o salmista deseja conhecê-lo melhor, obedecê-lo mais fielmente e louvá-lo mais constantemente. Com base na estreita relação de Deus com ele, ele apela a Deus para lhe dar forças para escapar daqueles que estão tentando matá-lo.

Os arrogantes estão me atacando, ó Deus; um bando de homens cruéis, gente que não faz caso de ti procura tirar-me a vida. Mas tu, Senhor, és Deus compassivo e misericordioso, muito paciente, rico em amor e em fidelidade. Volta-te para mim! Tem misericórdia de mim! Concede a tua força a teu servo e salva o filho da tua serva. Dá-me um sinal da tua bondade, para que os meus inimigos vejam e sejam humilhados, pois tu, Senhor, me ajudaste e me consolaste (Salmos 86:14-17).

Fonte da explicação de Salmos 86:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.
  2. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  3. Versículos: NVI – Nova Versão Internacional.