Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 85

O significado do Salmos 85 trata de agradecimento e pedido por restauração. O salmista orou para que Deus removesse sua ira deles. E expressou confiança no futuro da nação e agradeceu a Deus por perdoar e restaurar seu povo pecador, Talvez o gênero seja um lamento nacional.

Ação de Graças e petição – (Salmos 85:1-7)

O escritor começou agradecendo a Deus por libertar seu povo. A referência à restauração do cativeiro (Salmos 85:1) sugere que este salmo pode datar do retorno do exílio babilônico. No entanto, o salmista pode estar se referindo a um cativeiro mais modesto, talvez nas mãos de uma nação vizinha. De qualquer forma, ele viu a antiga escravidão de Israel como resultado de seu pecado e agradeceu a Deus por perdoar isso.

Embora Israel fosse livre, ela ainda precisava de restauração e reavivamento espiritual. Por causa dessa condição, o salmista pediu a Deus que afaste toda a sua ira contra seu povo pecador (cf. Isaías 28:21Ezequiel 18:32). Eles precisavam de seu amor leal (Hebr. hesed ) e sua libertação. Eles se regozijariam quando Ele fornecesse esses benefícios plenamente.

“Os salmos muitas vezes refletem sobre a raiva. Essa preocupação pode parecer anormal para nós, mas a raiva é uma preocupação teológica. Os salmistas nos convidam a lidar com a raiva em vez de contornar as emoções humanas negativas. sejam purificados das más emoções e cheios de esperança na plena inauguração do reino de Deus”. [Nota: VanGemeren, p. 551. Este escritor forneceu uma extensa discussão sobre a ira nos salmos nas páginas 551-56].

Confiança e confiança – (Salmos 85:8-13)

Enquanto o salmista esperava a resposta de Deus, ele estava confiante de que o Senhor enviaria paz (Hebr. shalom , a plenitude da bênção divina). Era importante, entretanto, que nesse meio tempo seu povo não voltasse aos seus pecados anteriores.

“É bom ouvir a palavra de Deus, mas seu povo também deve governar suas vidas por meio dela.” [Nota: CB Moll, “Os Salmos”, p. 468, v. 5 do Comentário de Lange sobre as Sagradas Escrituras.]

A base de sua confiança era a prometida libertação do Senhor para aqueles que o temem. A ideia por trás da glória habitando na terra é que Deus manifestaria novamente sua presença ali abençoando os israelitas.

A bondade (isto é, o amor leal) e a justiça são o que Deus provê. Verdade e paz são o que os objetos de sua bênção experimentam. Eles se unem quando o povo de Deus retorna a Ele e Ele responde com bênçãos. Colheitas produtivas são uma bênção que Deus prometeu ao Seu povo se eles andassem em obediência à aliança mosaica (Deuteronômio 28:1-14Deuteronômio 30:1-16).

Contudo este salmo está cheio de termos muito importantes: justiça, paz, amor leal, verdade, temor, glória e salvação – para citar alguns. Assim quando as pessoas se acertam com Deus nas áreas fundamentais da vida, suas melhores bênçãos não ficam muito atrás. No entanto, temos que esperar que ele forneça bênção após o arrependimento, pois Deus espera pacientemente antes de trazer julgamento pelo pecado.

Fonte da explicação de Salmos 85:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.