Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 84

O significado do Salmos 84 trata dos preciosos derramamentos do coração pelo santuário do Senhor. Este salmo, como os Salmos 42, 43, expressa o desejo do escritor pelo santuário do Senhor. É um dos salmos de peregrinação ou subida que os israelitas cantavam enquanto viajavam para o santuário para adorar a Deus (cf. Salmos 120-134). Nela, o escritor desconhecido declarava a condição abençoada de quem vai ao templo orar a Jeová. Os filhos de Coré foram os que organizaram e/ou cantaram este salmo no culto público de Israel.

Ansiando pela presença do Senhor – (Salmos 84:1-4)

As moradas do Senhor dos exércitos eram seu templo e seus pátios. Este é o lugar onde Deus habitou em um sentido localizado durante este período da história de Israel. Ele prometeu encontrar-se com seu povo de maneira especial ali, principalmente por meio da mediação dos sacerdotes levíticos. O israelita comum não podia entrar no templo propriamente dito, mas podia adorar a Deus em seus pátios.

O salmista considerava especialmente privilegiados os pássaros que faziam seus ninhos no templo e seus pátios, pois estavam sempre perto de Deus e protegidos por ele. Os sacerdotes também tinham uma grande vantagem porque trabalhavam nas salas ao redor do templo. Eles podiam louvar a Deus sempre porque estavam no centro de sua adoração.

“Três vezes ele usa a palavra ‘Abençoado’, ou ‘Feliz’: uma vez melancólico (4), uma vez resolutamente (5), uma vez em profundo contentamento (12). Isso pode nos guiar na exploração do movimento do salmo.” [Nota: Kidner, Salmos 73-150, p. 303].

Viajando para o templo – (Salmos 84:5-7)

Assim a pessoa que põe seu coração em encontrar forças no Senhor experimenta grande bênção. Tal pessoa esperava viajar para o Monte Sião para adorá-lo lá. A palavra “baca” significa “árvores de bálsamo”. Portanto o Vale das Árvores de Bálsamo era evidentemente uma região árida que o escritor usou como exemplo de um estado espiritualmente seco.

Então o peregrino cujo coração antecipou a adoração no templo com alegria encontrou refrigério espiritual em situações que outros achavam ressecadas. Assim sua experiência espiritual foi semelhante à chegada das primeiras chuvas da primavera no solo árido daquele vale. Além disso, tal pessoa se torna cada vez mais forte espiritualmente à medida que se aproxima cada vez mais de Deus.

Orando no caminho – (Salmos 84:8-12)

O peregrino dirigiu-se a Deus em oração enquanto viajava. Ele intercedeu pelo rei, que era um escudo para o povo, bem como o vice-regente ungido do Senhor.

Ele valorizava a posição e o serviço no templo porque ali podia experimentar intimidade com Deus. Ou seja, podia ocupar-se intensamente com Jeová e sua adoração. Isso é tudo o que as pessoas costumavam fazer no templo. Consequentemente, a maldade era menos prevalente ali do que em qualquer outro lugar. A influência benéfica de Deus é como o sol, proporcionando luz e calor aos que estão abaixo.

Ele também protege aqueles próximos a Ele. Mas ele dá favor imerecido e capacitação divina (graça), bem como honra (glória). Ele envia apenas coisas boas para a vida de quem anda em harmonia com a sua vontade. Portanto, a pessoa que confia nele experimenta sua bênção.

“A essência da piedade está na submissão ao Grande Rei, que concederá suas bênçãos àqueles que nele encontrarem refúgio…” [Nota: VanGemeren, p. 546].

Então este salmo expressa a alegria que vem através da intimidade com Deus. Em Israel, isso ocorreu próximo à presença localizada de Jeová no templo. Mas Hoje, isso acontece quando o crente confia e obedece a Deus conforme Ele revelou sua vontade nas Escrituras. Existem graus de intimidade. No entanto este salmo visualiza aproximar-se de Deus aproximando-se do templo. Alguns crentes escolhem viver perto de Deus, e outros preferem viver mais longe Dele. É claro que os incrédulos não têm relacionamento pessoal com Ele.

Fonte da explicação de Salmos 84:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.