Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 88

O significado do Salmos 88 trata a aflição de um sofredor. Portanto este é um dos salmos mais tristes. É um lamento individual. Relata a oração de uma pessoa que sofreu intensamente por muito tempo, mas continuou a confiar no Senhor. O Salmo 88 é um embaraço para a fé convencional. É o clamor de um crente (que soa como Jó) cuja vida deu errado, que busca desesperadamente contato com Jeová, mas que é incapaz de evocar uma resposta de Deus. ‘a noite escura da alma’, quando a pessoa perturbada deve estar e deve permanecer na escuridão do abandono, totalmente sozinha.” [Nota: Brueggemann, p. 78.]

Hemã era um homem sábio que era um cantor a serviço de Davi e contemporâneo de Asafe e Etã (1 Reis 4:31; 1 Crônicas 15:191 Crônicas 16:41-4225:1; 25: 6). Os filhos de Coré arranjaram e cantaram este salmo.

A aflição do sofredor – (Salmos 88:1-12)

No entanto esses versículos são uma introdução ao que se segue. Então o salmista anunciou que orava incessantemente ao Deus de quem esperava receber libertação. Ele implorou a Deus para atender seu pedido e agir de acordo com ele, salvando-o. Evidentemente, o sofrimento do salmista resultou na separação de seus amigos. Deus, também, aparentemente o abandonou. Hemã sentiu-se muito perto da morte. Ele via sua condição como vinda diretamente de Deus. Sentia-se sozinho e miserável.

A oração do sofredor

Embora Hemã tenha orado por alívio e restauração todos os dias, Deus não o livrou. Ele pediu misericórdia fazendo perguntas retóricas, todas esperando uma resposta negativa. Se o escritor morresse, ele não poderia mais louvar ao Senhor na terra dos vivos. O que ele disse não contradiz a revelação sobre a existência consciente após a morte. Simplesmente reflete o desejo de Hemã de louvar a Deus deste lado da sepultura. [Nota: Veja a discussão do Seol, a sepultura e a morte nos Salmos em VanGemeren, pp. 569-73].

A fé do sofredor – (Salmos 88:13-18)

Pela terceira vez, Hemã clamou a Deus por ajuda (cf. Salmos 88:1-2Salmos 88:13). Ele pediu uma explicação de seu sofrimento (Salmos 88:14). Então ele descreveu seus sofrimentos ainda mais (Salmos 88:15-18). Ainda assim, ele continuou se voltando para Deus em oração, esperando por uma resposta e algum alívio.

“Com a escuridão como sua palavra final, qual é o papel deste salmo nas Escrituras? Para o início de uma resposta, podemos notar, primeiro, seu testemunho da possibilidade de sofrimento não aliviado como destino terreno de um crente. O final feliz da maioria dos salmos deste tipo é visto como um bônus, não um dever; sua retenção não é uma prova do desagrado de Deus ou de sua derrota. É um lembrete afiado de que ‘esperamos a adoção de filhos, a redenção de nossos corpos’ (Romanos 8:22).

Em terceiro lugar, este autor, como Jó, não desiste. Ele completa sua oração, ainda no escuro e totalmente sem recompensa. A provocação, ‘Jó teme a Deus por nada?’, é respondida mais uma vez. Em quarto lugar, o nome do autor nos permite, em retrospectiva, ver que sua rejeição era apenas aparente (veja os comentários iniciais do salmo). Sua existência não foi um engano; havia um plano divino maior do que ele conhecia, e um lugar nele reservado cuidadosamente para ele.” [Nota: Kidner, Psalms 73-150, p. 319. Veja também Brueggemann, pp. 80-81].

Quando Deus não alivia a aflição, os piedosos continuam a orar, confiando que Ele eventualmente concederá sua petição se esta for a sua vontade.

Fonte da explicação de Salmos 88:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.