Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Neemias 9

O significado de Neemias 9 diz a respeito do arrependimento e confissão do pecado. Dois dias depois que a festa dos tabernáculos foi concluída, essa humilhação e confissão de pecado ocorreu. A congregação reunida jejuou, com pano de saco e terra sobre eles. A separação foi a seguir. O mal confessado deve significar o mal posto de lado. Eles se separaram de todos os estranhos e, depois de sua confissão, adoraram ao Senhor. Aqui novamente está a ordem correta de um reavivamento espiritual. Ler, ouvir e crer na Palavra sempre vem em primeiro lugar; humilhação, autojulgamento, confissão e adoração verdadeira seguem (Neemias 9:1-5).

A grande confissão e oração

Os levitas que ocupavam a plataforma (chamada aqui de escadas) conclamaram o povo a se levantar e abençoar o Senhor e Seu glorioso Nome. Em seguida, segue a oração. É a oração mais longa registrada na Bíblia e é muito parecida com a oração de Daniel (Daniel 9) e a oração de Esdras (Esdras 9). Estas três orações merecem uma cuidadosa comparação e estudo.

Primeiro, há uma bela invocação e explosão de adoração. “Tu és o Senhor, só tu; tu fizeste o céu, o céu dos céus, com todo o seu exército, a terra e tudo o que nela há, os mares e tudo o que nele há, e tu os preservas a todos; e o exército do céu te adora”. Aqui está o louvor ao Criador, cujo poder é reconhecido, bem como ao Preservador de Sua criação. A aliança de Deus com Abraão e a semente de Abraão é mencionada em seguida: ( Neemias 9:7-8 )

“Tu és o Senhor, o Deus que escolheu Abrão, trouxe-o de Ur dos caldeus e deu-lhe o nome de Abraão. Viste que o coração dele era fiel, e fizeste com ele uma aliança, prometendo dar aos seus descendentes a terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos jebuseus e dos girgaseus. E cumpriste a tua promessa porque tu és justo (Neemias 9:7-8).

Relato da libertação de seus pais do Egito

Portanto depois segue o relato da libertação de seus pais do Egito. Ele era seu Redentor:

“Viste o sofrimento dos nossos antepassados no Egito, e ouviste o clamor deles no mar Vermelho. Fizeste sinais e maravilhas contra o faraó e todos os seus oficiais e contra todo o povo da sua terra, pois sabias com quanta arrogância os egípcios os tratavam. Alcançaste renome, que permanece até hoje. Dividiste o mar diante deles, para que o atravessassem a seco, mas lançaste os seus perseguidores nas profundezas, como uma pedra em águas agitadas (Neemias 9:9-11).

Além disso, a experiência do deserto é declarada nos versículos 12 ao 21. O Criador-Redentor os guiou em uma coluna de nuvem durante o dia e em uma coluna de fogo à noite; Ele falou com eles, deu-lhes Seus mandamentos. Ele os supriu com pão do céu e água da rocha. Segue-se então a história de sua desobediência e com que bondade o Senhor tratou com seus pais. “Também deste o teu bom Espírito para instruí-los, e não retiveste o teu maná da boca deles, e lhes deste água para a sede. Sim, quarenta anos os sustentaste no deserto, e nada lhes faltou; suas roupas não envelheceram, e seus pés não incharam”. (Neemias 9:12-21).

A posse da terra de Canaã

Assim a posse da terra de Canaã é dada nos versículos 22 ao 25 , revelando a fidelidade de Deus e Seu poder em favor de Seu povo redimido.

Deste-lhes reinos e nações, cuja terra repartiste entre eles. Eles conquistaram a terra de Seom, rei de Hesbom, e a terra de Ogue, rei de Basã. Tornaste os seus filhos tão numerosos como as estrelas do céu, e os trouxeste para entrar e possuir a terra que prometeste aos seus antepassados. Seus filhos entraram e tomaram posse da terra. Tu subjugaste diante deles os cananeus, que viviam na terra, e os entregaste nas suas mãos, com os seus reis e com os povos daquela terra, para que os tratassem como bem quisessem. Conquistaram cidades fortificadas e terra fértil; apossaram-se de casas cheias de bens, poços já escavados, vinhas, olivais e muitas árvores frutíferas. Comeram até fartar-se e foram bem alimentados; eles desfrutaram de tua grande bondade (Neemias 9:22-25).

Desobedeceram aos teus mandamentos.

Cobrem o período dos juízes e dos profetas. Em toda a misericórdia de Deus é exaltada. Mas foram desobedientes e se rebelaram contra ti; deram as costas para a tua Lei. Mataram os teus profetas, que os tinham advertido que se voltassem para ti; e te fizeram ofensas detestáveis. Por isso tu os entregaste nas mãos de seus inimigos, que os oprimiram. Mas, quando foram oprimidos, clamaram a ti. Dos céus tu os ouviste, e na tua grande compaixão deste-lhes libertadores, que os livraram das mãos de seus inimigos. Mas, tão logo voltavam a ter paz, de novo faziam o que tu reprovas. Então os abandonavas às mãos de seus inimigos para que dominassem sobre eles. E, quando novamente clamavam a ti, dos céus tu os ouvias e na tua compaixão os livravas vez após vez.

Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te. E durante muitos anos foste paciente com eles. Mediante o teu Espírito os advertiste por meio de teus profetas. Contudo, não te deram atenção, de modo que os entregaste nas mãos dos povos vizinhos (Neemias 9:26-30).

Oração por misericórdia

Consequentemente vem a oração por misericórdia, com o reconhecimento de seus pecados como nação. Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso. Agora, portanto, nosso Deus, ó Deus grande, poderoso e temível, fiel à tua aliança e misericordioso, não fiques indiferente a toda a aflição que veio sobre nós, sobre os nossos reis e os nossos líderes, sobre os nossos sacerdotes e profetas, sobre os nossos antepassados e sobre todo o teu povo, desde os dias dos reis da Assíria até hoje. Em tudo o que nos aconteceu foste justo; agiste com lealdade mesmo quando fomos infiéis (Neemias 9:31-38).

Fonte da explicação de Neemias 9:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.