Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Neemias 8

O significado de Neemias 8 relata a leitura da Lei pelo sacerdote Esdras diante do povo. Este capítulo interessante dá o registro de um reavivamento gracioso através da leitura da lei.

A leitura da lei diante do portão das águas

Assim todas as pessoas se reuniram como um só homem na rua que estava diante do portão das águas. O lugar que sugere o poder purificador e refrescante da Palavra. E como um povo unido eles tinham apenas um desejo, ouvir a lei de Moisés, que o Senhor ordenara a Israel. Então pediram ao sacerdote Esdras que trouxesse o Livro da Lei de Moisés. Que o Senhor dera a Israel. Ele trouxe a lei perante a congregação tanto de homens como de mulheres, e aqueles que entendiam de ouvido. Seguiu-se então sob grande atenção a leitura, desde a manhã até o meio-dia. Esdra estava em cima de um púlpito de madeira, que era uma plataforma elevada que havia sido feita para esse propósito. Ao seu lado, à direita, estavam Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à esquerda estavam Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

Então Esdras desenrolou o pergaminho visto por todo o povo. Grande reverência foi manifestada à Palavra por todas as pessoas que se levantaram. Então Esdras louvou o Senhor, o grande Deus. Amém, amém foi a resposta do povo, com o levantar de suas mãos. Então inclinaram a cabeça e adoraram ao Senhor com o rosto em terra. Esdras e o povo acreditavam que o que liam era a Palavra de Deus. Daí esta reverência, este louvor e a atitude de submissão. Quão pouca reverência pela Palavra de Deus nossa geração manifesta. No entanto os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. (Neemias 8:1-8).

Um dia de alegria e não de luto

Quando o povo ouviu as palavras da Lei, chorou. Eles foram atingidos pela consciência por causa de seus pecados individuais e nacionais; eles se julgavam. A Palavra havia sido crida; sua tristeza piedosa havia sido expressa por lágrimas, e assim eles estavam prontos para as palavras de conforto e alegria que o Senhor deu por meio de Neemias, Esdras e os levitas. “Este dia é santo ao Senhor teu Deus; não chores nem chores… vai, come a gordura, e bebe o doce, e envia porções àqueles para quem nada está preparado; porque este dia é santo para nosso Senhor; nem se arrependa; porque a alegria do Senhor é a vossa força”. E isso foi feito. Eles eram o povo do Senhor, separados para Si mesmo, e ao se lembrarem de toda a Sua bondade, regozijaram-se Nele. Refrescados, deveriam lembrar-se daqueles “para quem nada foi preparado” (Neemias 8:9-12).

A guarda da festa dos tabernáculos

Além disso a festa dos tabernáculos era celebrada por eles. Então eles vieram lendo a lei à ordem de Moisés de que os filhos de Israel deveriam “habitar em barracas na festa do sétimo mês”. Ramos de oliveiras, pinheiros, murta e palmeiras deveriam ser usados ​​para construir barracas em comemoração à jornada pelo deserto. Isso foi feito imediatamente por eles em obediência à Palavra.

Assim, temos três fatos concernentes à Palavra neste capítulo; lendo a Palavra, crendo na Palavra e obedecendo à Palavra. Por isso houve grande alegria em celebrar a festa dos tabernáculos. As palavras, “pois desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia, os filhos de Israel não faziam isso”, apresentam uma dificuldade. Lemos em Esdras 3:4 que a festa dos tabernáculos foi celebrada imediatamente após a chegada de Zorobabel; nem parece possível que os reis tementes a Deus no passado tenham negligenciado esta festa. 1 Reis 8:2;65 mostra que Salomão guardou esta festa do Senhor.

Portanto, não pode significar que o povo de Israel tenha negligenciado a celebração da festa dos tabernáculos por mil anos. A ênfase deve ser colocada sobre a palavra “assim” – significa que nunca antes a festa dos tabernáculos havia sido celebrada de tal maneira. A leitura da Palavra e o avivamento que se seguiu produziram uma celebração tão alegre e sincera da festa, como não acontecia desde os dias de Josué (Neemias 8:13-18).

Fonte da explicação de Neemias 8:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.