Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 91

O significado do Salmos 91 trata da segurança que Deus oferece. Assim este salmo de sabedoria enfoca a segurança na vida, uma ideia presente no Salmo 90. O escritor sabia que Deus provê segurança. É um salmo para situações que envolvem perigo, exposição ou vulnerabilidade.

Este salmo notável fala com grande especificidade, mas com uma espécie de porosidade, de modo que a linguagem é enormemente aberta à experiência particular de cada um. Seu tom é um pouco instrutivo, como se estivesse tranquilizando alguém que está inseguro. didático, mas confessional. É um testemunho pessoal de alguém cuja própria experiência torna convincente e autêntica a certeza da fé”. [Nota: Brueggemann, p. 156].

A segurança que Deus oferece – (Salmos 91:1-2)

Portanto o próprio Deus é aquele que é a segurança do crente. O salmista desconhecido o descreveu como o Altíssimo (Soberano Governante) e o Todo-Poderoso (Aquele que tem todo o poder). Mas aqueles que confiam nEle descobrem que ele é um abrigo contra as tempestades da vida e um lugar sombrio de segurança, muito parecido com a área sob as asas de um pássaro. Ou seja, ele é um refúgio onde podemos correr por segurança em tempos de perigo e uma fortaleza que fornecerá defesa contra inimigos atacantes.

A libertação que Deus fornece – (Salmos 91:3-13)

Deus nos salva daqueles que insidiosamente tentam nos prender e de doenças mortais. Ele faz isso como uma mãe pássaro faz quando ela cobre seus filhotes com suas asas, ou seja, com ternura e cuidado. Ele fornece uma defesa tão segura quanto um escudo ou uma grande muralha.

Consequentemente, o crente pode estar em paz e não temer ataques a qualquer momento (Salmos 91:5-6). Aqueles que caem ao nosso lado (Salmos 91:7) são aqueles que não confiam no Senhor. O crente é invencível até que seu tempo se esgote. Veremos os ímpios caírem ao nosso redor, mas Deus nos sustentará. Nada pode nos tocar, exceto o que ele permite, nem qualquer rebelde pode escapar de sua retribuição (Salmos 91:8).

Os que confiam no Senhor

Mas aqueles que confiam no Senhor podem contar com sua proteção. Além disso, ele comissionará anjos para vigiar e proteger os seus. Portanto esta é uma das passagens nas Escrituras, que revela a existência e atividade de “anjos da guarda” (cf. Mateus 18:10Hebreus 1:14). O escritor estava usando hipérbole, quando escreveu que o crente não vai nem mesmo bater o dedo do pé (Salmos 91:12). Salmos 91:13 também parece ser hiperbólico. Ele retrata a superação de animais perigosos. Deus deu a alguns crentes esse tipo de proteção ocasionalmente (por exemplo, Daniel 6; Atos 28:3-6), mas o ponto do escritor era que Deus protegeria seu povo de todos os tipos de perigos.

Satanás citou Salmos 91:11-12 quando tentou Jesus no deserto (Mateus 4:6). Ele o exortou a interpretar essa promessa literalmente. No entanto, Jesus recusou-se a tentar Deus, colocando-se deliberadamente em uma situação perigosa, para ver se Deus o livraria milagrosamente. Jesus se referiu a Salmos 91:13 quando Ele enviou os discípulos em uma missão de pregação (Lucas 10:19). Novamente, parece claro que sua intenção era assegurar aos discípulos que Deus cuidaria deles. Ele não os estava encorajando a colocar suas vidas em perigo deliberadamente.

A garantia que Deus dá – (Salmos 91:14-16)

O escritor registrou a promessa de Deus de libertar aqueles que o conhecem e o amam. Ele eventualmente responderá aos gritos de socorro que seu povo fez (cf. Joel 2:32Atos 2:21Romanos 10:13). Ele não os abandonará em suas angústias (cf. Josué 1:9Mateus 28:20). As promessas de resgate e honra normalmente encontram cumprimento nesta vida, mas sempre acontecem do outro lado da sepultura. Deus geralmente abençoa as pessoas que seguem a sua vontade, permitindo-lhes viver mais. Esta foi uma bênção especial sob a Lei Mosaica (cf. Êxodo 20:12). Além disso, Deus prometeu aos piedosos a satisfação de ver sua libertação.

Como podemos explicar o fato de que Deus aparentemente não honrou essas promessas de forma consistente? Algumas pessoas piedosas morreram jovens, por exemplo. No entanto outros pereceram nas mãos de seus inimigos, como aconteceu e acontece com alguns mártires cristãos. Isso indica que Deus é infiel e suas promessas não são confiáveis? Se encararmos a vida como se estendendo além da sepultura, o que acontece, não deveríamos ter problemas com essas promessas. Deus concederá a libertação final aos seus, mesmo se ele permitir que eles sofram e morram nas mãos dos inimigos nesta vida. Mesmo os crentes que morrem jovens têm a vida eterna.

“Na vida o Senhor pode permitir que muitas coisas terríveis aconteçam com seus filhos (cf. Jó), como ele fez com seu próprio Filho, nosso Senhor. Mas seus filhos sabem que nenhum poder está fora do controle de Deus.” [Nota: VanGemeren, p. 601].

Fonte da explicação de Salmos 91:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.