Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Jó 9

O significado de Jó 9 diz que Jó confessa a justiça de Deus e pede alívio para a sua miséria. Jó começou sua resposta a Bildade reconhecendo que muito do que seus amigos disseram era verdade (Jó 9:2).

A grandeza de Deus

Muitos dos discursos de Jó começaram com sarcasmo ou ironia. Ele então se voltou para uma questão que Elifaz havia levantado anteriormente (Jó 4:17) que parece ter ficado na mente de Jó. Como poderia ele, um homem justo, muito menos o ímpio, permanecer justo diante de Deus, como Elifaz o havia exortado a fazer (Jó 5:8), já que Deus o estava atormentando. Deus parecia a Jó estar agindo de forma arbitrária e caprichosa. Como alguém pode estar certo diante de um Deus assim?

“Esta não é uma questão sobre salvação (‘Como posso ser justificado?’), mas sobre vindicação (‘Como posso ser declarado inocente?’). “O primeiro discurso de Jó a Bildade foi uma magnífica confissão da soberania de Deus. . . . No entanto, o reconhecimento de Jó da soberania de Deus é mais fatalista do que fundamentado na natureza de Deus como justo e justo. Porque Deus é quem Ele é, Jó reconheceu que o homem não pode ir ao tribunal contra Deus e vencer (cf. Jó 40:1-5Jó 42:2).

Portanto seria inútil tentar por quatro razões.

  • 1. Se eu discutisse com Ele, eu não poderia responder a Ele, porque Ele é tão poderoso (Jó 9:3-14).
  • 2. Se Deus respondeu ao meu clamor, não acho que Ele estaria ouvindo, porque Ele é contra mim (Jó 9:15-19).
  • 3. Se eu for justo, Ele me declarará culpado, porque Ele destrói tanto o inocente quanto o ímpio (Jó 9:20-24).
  • 4. Se eu tentar esquecer meus problemas ou mesmo confessar meus pecados, Ele ainda me considerará culpado (Jó 9:25-32).

Além disso, em uma corte antiga, o vencedor muitas vezes era aquele que defendia sua posição de forma tão convincente e refutava seu oponente de forma tão persuasiva que o reduzia ao silêncio. Uma segunda maneira de decidir uma disputa era os dois competidores se envolverem em uma luta livre.

Jó concluiu que Deus era injusto porque Ele eliminou tanto os culpados quanto os inocentes. O conceito de Deus de Jó estava se tornando confuso. Porque Deus não parecia estar agindo de maneira consistente com a compreensão limitada de Jó sobre Ele. Nós temos o mesmo problema. Precisamos obter nosso conceito de Deus das Escrituras que nos dão a visão mais completa e equilibrada de Deus possível para nós agora.

“Desse ponto em diante, a ênfase na discussão está na justiça de Deus; e a imagem que está em primeiro lugar na mente de Jó é a de um julgamento legal” (Jó 9:1-12).

As ações arbitrárias de Deus 9:13-24

Raabe (lit. orgulho, Jó 9:13 ) era um nome que os antigos orientais usavam para descrever um monstro marinho mítico que simbolizava o mal. Tal monstro, também chamado Leviatã (Jó 7:12), foi um personagem importante nas lendas da criação de vários povos antigos do Oriente Próximo, incluindo os mesopotâmios e os cananeus. Os israelitas também se referiam ao Egito como Raabe por causa de sua semelhança com este monstro (cf. Jó 26:12Salmos 87:4Salmos 89:10Isaías 30:7Isaías 51:9).

Jó chegou ao ponto de concluir que não importava se ele era inocente, pois Deus destrói tanto os inocentes, como ele mesmo, quanto os ímpios (Jó 9:22). Outras evidências de sua injustiça incluem os fatos de que pessoas inocentes morrem em pragas (Jó 9:23) e os ímpios prosperam na terra (Jó 9:24).

Em Êxodo 23:8 o suborno é condenado porque cobre os olhos dos funcionários para que eles não possam ver onde está a justiça. Jó aqui diz que é Deus quem cega os juízes para a verdade. Toda a injustiça que prevalece no mundo está colocado à sua porta.

Jó refutou a afirmação de seus amigos de que Deus consistentemente abençoa o bem e destrói o mal com exemplos que ele extraiu da vida em geral. Não apenas de suas próprias experiências.

“Os amigos haviam condenado Jó para que Deus pudesse ser justo – de acordo com o padrão deles. Jó, defendendo-se contra suas insinuações injustificadas, é levado a condenar Deus para que ele mesmo seja justo (cf. Jó 40:8).

A injustiça de Deus 9:25-35

Em suma, Jó acreditava que era inútil tentar provar que era justo, pois Deus parecia determinado a puni-lo. O Livro de Jó usa termos e metáforas legais extensivamente nas seções que tratam das disputas de Jó com Deus. Jó já havia servido como juiz em sua cidade (Jó 29:7-17), e ele queria justiça de Deus. Portanto, ele usou terminologia jurídica frequentemente em seus diálogos. Essas metáforas jurídicas são uma das principais características do livro, pois nos ajudam a identificar seu propósito.

A frustração de Jó, expressa em Jó 9:32-33 , é compreensível, pois Deus era tanto seu adversário legal quanto seu juiz. Isso explica seu clamor urgente, mas desesperado, por uma parte neutra (mediador, árbitro) para arbitrar um acordo entre ele e Deus. No antigo Oriente Próximo este árbitro era um juiz cujo veredicto era mais frequentemente uma proposta de acordo que os litigantes podiam aceitar ou rejeitar (cf. Jó 13:7-12; 16:18-21). Jó não tinha esperança de receber justiça da misericórdia, somente de Deus (Jó 9:34). Ele sentiu que desde que Deus era tão grande, ele não poderia se justificar.

“Este é o problema persistente, o verdadeiro problema do livro: não o problema do sofrimento, a ser resolvido intelectualmente fornecendo uma resposta satisfatória que explique por que aconteceu; mas a obtenção de um relacionamento correto com Deus que torna a existência no sofrimento sagrado, e aceitável.

Fonte da explicação de Jó 9:

  1. Autoria: Commentary, Constable, Thomas.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.