Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Êxodo 33

O significado de Êxodo 33 relata a Garantia da presença de Deus. Por causa de sua misericórdia, Deus permitiu que o povo continuasse sua jornada para a terra que ele havia prometido a seus antepassados, mas por causa de seu pecado, ele não poderia ir com eles para que não os destruísse.

Garantia da presença de Deus

No entanto, ele prometeu enviar um representante celestial para ir adiante deles em Canaã. Ele também exigiu que o povo desse um claro sinal externo de luto pelo pecado passado e pela perda da comunhão com Deus resultante dele (Êxodo 33:1-6).

A recusa de Deus em ir com Israel incomodou Moisés. Ele, portanto, veio a Deus com mais um pedido em nome do povo rebelde. Ao introduzir esta oração, o escritor nos dá uma imagem de como o povo de Israel adorou durante o tempo antes de construir o tabernáculo

Moisés se encontrou e conversou com Deus em uma tenda do lado de fora do acampamento principal, enquanto as pessoas estavam em suas portas, de frente para a tenda de Moisés e adorando em espírito com ele. O assistente principal de Moisés, Josué, atuou como guardião deste local sagrado para reuniões (Êxodo 33:7-11; cf. 24:13).

Moisés então fez sua pergunta a Deus. Se Deus não habitar entre as pessoas para que não destruí-los, e se o seu representante especial não era para habitar entre eles, mas ir em frente deles, que então iria habitar no meio deles?

O povo pode ter sido rebelde, mas Moisés não queria que Deus se afastasse deles completamente. Ele pediu a Deus uma indicação clara de seus planos.

Deus respondeu prometendo a Moisés sua presença. Isso tranquilizou Moisés, pois ele não via nenhum propósito em Israel entrar em Canaã como povo de Deus se a presença dele não estivesse entre eles (Êxodo 33:12-16).

A glória de Deus

A resposta de Deus encorajou Moisés a pedir ainda mais. Ele queria uma maior compreensão espiritual da natureza de Deus. Em resposta, Deus revelou a Moisés algo mais de sua glória.

A visão não era satisfazer a curiosidade sobre a aparência de Deus, mas revelar a bondade, a misericórdia e a glória daquele que era o Deus de Israel, o Senhor (Êxodo 33:17-23). (Essa visão ocorreu um pouco mais tarde, quando Moisés voltou ao monte; ver  Êxodo 34:4-7).

Fonte da explicação de Êxodo 33:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.