Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Esdras 1

O significado de Esdras 1 fala do retorno dos judeus e a reconstrução do templo. O coração de Ciro, rei da Pérsia, no início de seu reinado foi tocado pelo Senhor, porque havia chegado o tempo para que se cumprisse a Palavra do Senhor, falada pela boca do profeta Jeremias.

Profeta Jeremias

E esta foi a Palavra do Senhor proferida por Jeremias: “Pois assim diz o Senhor, que depois de setenta anos se cumprirem em Babilônia, eu os visitarei, e cumprirei a minha boa palavra para convosco, fazendo-vos voltar a este lugar” ( Jeremias 29:10). Assim os setenta anos terminaram e Deus estava prestes a agir em favor de Seu povo Israel. Daniel estava orando na Babilônia depois de também ter lido as palavras de Jeremias ( Daniel 9:1-2).

Ou seja, Ciro foi o instrumento escolhido do Senhor para trazer o retorno dos judeus e a reconstrução do templo. No entanto quase duzentos anos antes de seu nascimento, o Senhor havia revelado seu nome e sua obra ao profeta Isaías. Além disso duas vezes Isaías menciona o nome desse rei persa: “Isso diz de Ciro: Ele é o meu pastor, e realizará todos os meus prazeres, dizendo a Jerusalém: Tu serás edificada, e o templo, Teu fundamento será lançado.

Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, cuja destra eu seguro, para subjugar as nações diante dele; e soltarei os lombos dos reis, para abrir diante dele as duas portas de folhas; e as portas não serão fechadas” ( Isaías 44:28Isaías 45:1). “Eu o ressuscitei em justiça, e endireitarei todos os seus caminhos; ele edificará a minha cidade e libertará os meus cativos, não por preço nem recompensa, diz o Senhor dos Exércitos” ( Isaías 45:13 ). Isto foi escrito por este profeta de Deus mais de um século antes do templo ser destruído por Nabucodonosor.

A proclamação de Ciro

Portanto a proclamação que Ciro emitiu e enviou por escrito em todo o seu reino fala de Deus como “o Senhor Deus dos céus”, e em seu decreto Ciro declara: “Ele me encarregou de construir-lhe uma casa em Jerusalém, que está em Judá”.

Então nela foi concedida permissão aos exilados judeus em todo o seu reino para retornar a Jerusalém para construir a casa do Senhor. E os que restaram deveriam ajudar com prata e ouro, com bens e animais. Além de ofertas voluntárias para a casa de Deus.

Assim, a Palavra de Deus falada mais de duzentos anos antes foi cumprida nesta proclamação de Ciro: “Ele deixará meus cativos irem”; “Dizendo a Jerusalém: Tu serás edificado; e ao templo será lançado o teu fundamento”. Estas foram as duas grandes declarações proféticas da obra que ele deveria fazer. E assim aconteceu literalmente.

Todas as previsões de uma futura restauração de Israel à sua terra, não por meio de um rei gentio. Mas pela vinda do Rei do Céu. O Pastor de Suas ovelhas, logo encontrarão todo o seu cumprimento literal da mesma forma (Esdras 1:1-4).

A resposta dos chefes de Judá e Benjamim

Portanto imediatamente houve uma resposta dos chefes dos pais de Judá e Benjamim, e dos sacerdotes e levitas. Que alegria deve ter enchido seus corações quando leram a proclamação de Ciro. O que eles desejaram e oraram finalmente chegou. Assim Deus estava agindo em favor deles e Suas promessas estavam prestes a se cumprir. Foi o Senhor que os incitou a agir e a virar o rosto para Jerusalém.

Mas nem todos estavam prontos para voltar. Mas apenas um pequeno remanescente estava disposto. A grande maioria preferiu permanecer na Babilônia. Não havia nada que os atraísse para Jerusalém – a cidade das ruínas, com o outrora magnífico templo em ruínas. Aqueles que voltaram amaram Jerusalém, o lugar que o Senhor havia escolhido, onde somente as ofertas e sacrifícios designados poderiam ser trazidos.

Eles pertenciam àqueles que estavam sentados à beira dos rios da Babilônia e choraram quando se lembraram de Sião e disseram: “Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que minha destra se esqueça de sua astúcia; se não me lembrar de ti, apegue-se a minha língua ao céu da boca, se não prefiro Jerusalém à minha maior alegria” (Salmos 137:5-6 ). E os judeus que ficaram os ajudaram generosamente em todos os sentidos (Esdras 1:5-6).

Os vasos da casa do Senhor restaurados

Então Ciro restaurou os vasos da casa do Senhor, que Nabucodonosor havia trazido de Jerusalém e colocado na casa de seus deuses ( Daniel 1:2 ). Seu neto, Belsazar, os contaminou em sua festa licenciosa ( Daniel 5:2). Naquela noite Belsazar foi morto e Babilônia caiu. Sem dúvida, Ciro mandou recolher e guardar cuidadosamente esses navios. Mitredate, o tesoureiro, os entregou a Sesbazar, príncipe de Judá.

Este príncipe era Zorobabel: Sesbazar era o nome que os babilônios lhe deram. Ele nasceu na Babilônia; seu nome significa “estrangeiro na Babilônia”. Ele se tornou o líder principesco dos exilados que retornavam. Além de ser mencionado em Esdras, encontramos seu nome também no livro de Zacarias.

Ao todo foram cinco mil e quatrocentos vasos de ouro e prata que foram entregues a Zorobabel (ou Sesbazar) para serem levados de volta a Jerusalém. Como tudo isso mostra que Deus não se esqueceu de Seu povo, e quando chegou o tempo designado, Ele manifestou Seu poder em favor deles. Nem Ele esqueceu Sua promessa de trazer um remanescente de volta da grande dispersão entre todas as nações do mundo ( Esdras 1:7-11 ).

Fonte da explicação de Esdras 1:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.