Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 123

O significado do Salmos 123 é um poema que fala sobre a dependência de Deus e o desejo por Sua graça em meio à perseguição e zombaria dos inimigos de Israel.

Dependência de Deus – (Salmos 123:1-2)

No primeiro versículo, o escritor olha para o Soberano do universo e ora por Sua intervenção e libertação do Seu trono celestial. Portanto ele assume uma postura humilde em sua súplica, comparando-se a um servo que só pode esperar que seu mestre aja. Mas essa postura reflete a atitude de dependência que os crentes devem ter em relação a Deus.

O compositor deste salmo expressa sua dependência do Senhor e pede-lhe graça, pois os inimigos de Israel zombavam dela por sua confiança em Jeová. É uma combinação de lamentação individual e comunitária. Essa zombaria e perseguição foram uma realidade na vida do povo de Deus, mas eles encontraram consolo em saber que Deus estava ao seu lado.

Desejo de graça – ( Salmos 123:3-4)

No segundo verso, o escritor descreve a necessidade de mais graça por parte de Deus, pois seus vizinhos pagãos, que viviam vidas confortáveis, zombavam deles por sua confiança em Jeová. É apropriado pedir a capacitação divina adicional para suportar a crítica e o escárnio dos incrédulos que ridicularizam a fé em Deus. No entanto, devemos manter uma atitude realista de dependência de Deus enquanto o suplicamos e esperamos que Ele conceda nosso pedido.

O Salmo 123 é uma expressão da necessidade de confiar em Deus em meio à perseguição e zombaria. Isso é particularmente relevante para nós hoje, pois também enfrentamos oposição por causa de nossa fé. Como cristãos, somos chamados a manter a confiança em Deus e buscar Sua graça em todos os momentos.

Este Salmo também nos ensina a manter uma postura humilde em nossa súplica a Deus. Devemos reconhecer nossa dependência dele e confiar que Ele é fiel em todas as circunstâncias. Além disso, devemos orar pelos outros crentes que também enfrentam perseguição e zombaria, pedindo a Deus que lhes conceda Sua graça e força.

Em resumo, o Salmo 123 é um poema que expressa a dependência de Deus e o desejo por Sua graça em meio à perseguição e zombaria. Ele nos ensina a manter uma postura humilde em nossa súplica a Deus e a confiar em Sua fidelidade em todas as circunstâncias. Devemos buscar Sua graça em todos os momentos e orar pelos outros crentes que enfrentam perseguição e zombaria, pedindo a Deus que lhes conceda Sua graça e força.

Fonte da explicação de Salmos 123:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.