Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 116

O significado do Salmos 116 trata da gratidão do salmista por ter o livrado da morte. Portanto o salmista deu graças a Deus por livrá-lo da morte iminente e por prolongar sua vida. Ele prometeu louvar a Deus no templo por essas bênçãos. Este é um hino de ação de graças individual.

Uma promessa de louvar a Deus de um coração amoroso – (Salmos 116:1-11)

O salmista amava a Deus porque o Senhor havia atendido seu pedido de oração. Consequentemente, ele prometeu continuar orando a ele enquanto vivesse. Esta expressão de amor a Deus é incomum nos salmos. Mais frequentemente, os salmistas falavam de seu respeito por Jeová. Este escritor era incomumente afetuoso.

O relato do salmista sobre sua libertação

Evidentemente, o escritor esteve muito perto da morte. Ele imaginou a morte estendendo a mão para ele com cordas e quase o prendendo, como um caçador captura um animal. No entanto imagine como o Senhor Jesus deve ter se sentido ao cantar essas palavras durante sua última Páscoa no Cenáculo. Ele sabia que estava enfrentando a morte.

Então o salmista clamou em oração por libertação física da morte, e o Senhor atendeu ao seu pedido. Isso o levou a magnificar a graça, justiça e compaixão de Deus.

Contudo, há lições que as pessoas devem aprender com essa libertação. Primeiro, os crentes podem descansar porque Deus livra da morte (Salmos 116:7-8). Em segundo lugar, as pessoas a quem Deus estende sua graça devem obedecê-lo pelo resto de suas vidas (Salmos 116:9). Terceiro, somente Deus é completamente confiável (Salmos 116:10-11). O escritor disse que acreditava que viveria, tendo pedido a libertação de Deus. Essa era sua confiança, embora outras pessoas lhe dissessem que ele morreria. Eles estavam mentindo para ele.

Portanto nos versículos 8-9 novamente do ponto de vista do Salvador no Cenáculo. Ele não apenas sabia que estava enfrentando a morte, mas também sabia que viveria novamente. O Apóstolo Paulo citou Salmos 116:10 em 2 Coríntios 4:13-15. Ele a usou para assegurar aos crentes que viveremos novamente também.

Outra promessa para louvar a Deus – (Salmos 116:12-19)

É difícil dizer se o escritor usou “copo” em sentido literal ou figurado. Talvez fosse uma parte literal de sua oferta de agradecimento a Deus. Por outro lado, o cálice pode representar sua recompensa nesta vida, que foi a salvação física. De qualquer forma, ele louvaria a Deus. Os israelitas ofereciam ofertas votivas quando Deus respondia às suas orações a respeito de um voto que eles fizeram. Estas eram ofertas pacíficas (Levítico 7:16Levítico 22:18-23) e ofertas públicas que lembravam outros adoradores da bondade de Deus. A tradução NIV do final de Salmos 116:14 é provavelmente a melhor. Lê-se, “. . . na presença de todo o seu povo.”

Pense novamente em Jesus cantando Salmos 116:12-14 e levantando a taça enquanto cantava. Os judeus tradicionalmente cantavam o Salmo 116 após a ceia da Páscoa. É provável que quando Ele cantou esses versos, Ele levantou a terceira das quatro taças de vinho que os judeus bebiam naquela refeição. Eles chamaram o terceiro cálice de “o cálice da salvação”. Ele sabia que aquele cálice só se tornaria um verdadeiro cálice de salvação se Ele pagasse seus votos ao Senhor e procedesse à cruz.

A morte do piedoso

Além disso, a morte do piedoso é significativa para Deus; é caro para ele (cf. Mateus 10:29-31João 10:28-29). Ele não trata a morte deles como trivial. Consequentemente, o fato de ele ter livrado o salmista da morte significava que ele tinha boas razões para fazê-lo. É interessante que no versículo 15 , que trouxe tanto conforto aos crentes que perderam entes queridos ao longo dos séculos, repousa em um contexto de libertação. Assim novamente o escritor prometeu louvar a Deus publicamente com a oferta adequada (Salmos 116:18, cf. Salmos 116:14). O salmo termina com uma exortação para que todos os vivos louvem o Senhor.

A morte é um inimigo. Portanto, quando Deus estende nossas vidas, Ele está nos salvando de um inimigo. A continuação da vida é algo que nunca devemos dar como certo. Deus poderia tirar a vida de qualquer pessoa a qualquer momento – e ser perfeitamente justo – já que todos somos pecadores e merecemos morrer. No entanto, Ele graciosamente estende a vida, e por isso seu povo deve dar-lhe graças publicamente.

Fonte da explicação de Salmos 116:

  1. Autoria:Constable, Thomas. DD. Commentary.