Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Neemias 4

O significado de Neemias 4 relata a zombaria dos inimigos para retardar a edificação dos muro. Portanto Sambalate, tendo ouvido falar da construção bem-sucedida do muro, ficou muito zangado e zombou dos judeus. Então Tobias, o amonita, usou de sarcasmo. Ele disse que o que eles constroem será tão fraco que uma das raposas, que infestou as paredes quebradas (Salmos 63:10) poderia quebrar essas paredes recém-construídas novamente (Neemias 4:1-3)

A oração de Neemias

Assim a resposta a essas zombarias foi a oração que Neemias fez. A linguagem que esses dois inimigos usavam era provocante, mas o refúgio de Neemias é a oração. Ezequias fez o mesmo quando os assírios o insultaram e profanaram o Deus de Israel.

Ou seja a obra não foi impedida pelas zombarias do inimigo. “Assim construímos o muro; e toda a parede foi unida até a metade, porque o povo tinha vontade de trabalhar”. Se somente o povo de Deus estiver em contato com Deus e se lançar inteiramente sobre Ele, todos os esforços do inimigo serão inúteis ( Neemias 4:4-6).

Conspiração e mais oração

Portanto a medida que o trabalho avançava e os inimigos samaritanos viram que suas provocações não tiveram sucesso, ficaram muito furiosos. E conspiraram para usar a força e lutar contra Jerusalém. Sambalate e Tobias reuniram outros, os árabes, os amonitas e os asdoditas, para impedir a obra. Atrás deles estava o mesmo inimigo de Deus, Satanás. querendo atrapalhar a obra de Deus. Sua obra de oposição é a mesma em todas as épocas.

Um momento muito sério havia chegado aos construtores do muro. O inimigo estava ameaçando cair sobre eles e talvez destruir o que haviam construído. “No entanto, fizemos nossa oração ao nosso Deus.” Foi oração, dependência de Deus, em primeiro lugar. A próxima coisa que eles fizeram foi tomar precauções contra o inimigo – “e colocar uma vigília contra eles dia e noite, por causa deles (Neemias 4:7-9).

Precauções de Neemias

Havia também desânimo no meio deles. Como o apóstolo escreveu sobre si mesmo, “por fora havia lutas, por dentro havia temores” ( 2 Coríntios 7:5). isso era verdade para eles. Tornaram-se tímidos e desanimados. Foi Judá, a tribo principesca, cujo emblema era o leão, que mostrou desânimo e estava pronto para desistir em desespero.

Mas Neemias não respondeu à reclamação “não podemos construir o muro”. Contudo o melhor remédio era continuar orando, trabalhando e vigiando. Os adversários pretendiam fazer um ataque surpresa e matar os trabalhadores e fazer com que o trabalho cessasse. Esse era o plano deles; mas eles não contavam com Deus, que zelava por Seu povo. Dez vezes os judeus que estavam espalhados entre esses adversários os advertiram do grande perigo do ataque vindouro. Este foi outro desânimo.

Confiança de Neemias

Então Neemias agiu na energia da fé. Ele sabia que Deus estava do lado deles e que lutaria por eles. Ele preparou o povo para o conflito ameaçador e os armou com espadas, lanças e arcos. Em seguida, dirigiu-se a eles com palavras inspiradoras. “Não tenhais medo deles: lembrai-vos do Senhor, grande e terrível, e lutai por vossos irmãos, vossos filhos e vossas filhas, vossas mulheres e vossas casas.

Assim a grande preparação foi logo relatada aos inimigos, pelos quais eles souberam que seu ataque havia se tornado conhecido. Mas Neemias viu nisso todos os procedimentos graciosos e providenciais de Deus: “Deus havia reduzido o conselho deles a nada”. Então ele continuou a trabalhar em sua tarefa de construir o muro. Mas eles não se tornaram descuidados. Eles continuaram em guarda. “Cada um com uma de suas mãos trabalhava na obra e com a outra segurava uma arma. Um trompetista estava ao lado de Neemias. Se ele soasse o alarme, eles deveriam se reunir; então, disse Neemias, “nosso Deus lutará por nós”. “Assim trabalhamos na obra, e metade deles empunhava as lanças desde o nascer da manhã até o aparecimento das estrelas” (Neemias 4:10-23) .

Fonte da explicação de Neemias 4:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.