Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Levítico 6

O significado de Levítico 6 trata da lei das ofertas. Na seção conhecida como “a lei das ofertas”, os regulamentos adicionais eram principalmente para o benefício dos sacerdotes oficiantes. Esses regulamentos já foram tratados na discussão dos capítulos anteriores.

Embora os capítulos atuais listem as ofertas em uma ordem ligeiramente diferente dos capítulos anteriores, as mesmas cinco categorias são tratadas: a oferta queimada (Levítico 6:8-13; ver 1:1-17), a oferta de cereais (Levítico 6:14-23; ver 2:1-16), a oferta pelo pecado (Levítico 6:24-30; 4:1; 5:13), a oferta pela culpa (Levítico 7:1-10; Levítico 5:14; 6: 7) e a oferta de paz (Levítico 7:11-38; ver Levítico 3:1-17).

Limitações das ofertas

Se a oferta pelo pecado e a oferta pela culpa eram apenas pelos pecados cometidos sem o saber, o que as pessoas deveriam fazer, quando eles tivessem conscientemente errado e depois se arrependido disso? O sistema sacrifical mostrou o pecado com todo o seu horror e ensinou às pessoas quão sério era o pecado, mas também mostrou que não tinha solução completa para o problema.

Nenhuma das cinco categorias de sacrifício foi projetada para fornecer um caminho para pecadores voluntariosos, culpados, mas arrependidos, encontrarem aceitação com Deus. Os pecadores culpados não tinham direito ao perdão. Eles não tinham para onde ir senão para o próprio Deus; nada podiam fazer senão lançar-se sobre a misericórdia de Deus.

Isso não significa que os pecadores arrependidos poderiam ignorar os sacrifícios, como se eles não tivessem qualquer utilidade. Os sacrifícios haviam sido dados por Deus e todos eles continham atos simbólicos de expiação.

Oferta para tirar pecado

Além disso, foi oferecido um sacrifício no Dia da Expiação pela purificação de todos os pecados do povo (ver Levítico 16:30). Pecadores arrependidos poderiam, pela fé, clamar por misericórdia, percebendo que Deus providenciou uma maneira de se aproximar dele através desses sacrifícios.

Mas os sacrifícios teriam derrotado seu propósito se as pessoas pudessem usá-lo para obter perdão automático sem pensar em Deus ou em sua própria necessidade espiritual desesperada.

Logo os sacrifícios apontavam para além da misericórdia de Deus, que em todas as épocas é a única esperança para os pecadores ( Salmos 51:1-2; 51:16-17).

Misericórdia de Deus

Os crentes dos tempos do Antigo Testamento podem não ter visto claramente que a limpeza completa só poderia ocorrer através do sacrifício perfeito de Jesus Cristo, mas eles não tinham dúvida de que sua salvação dependia apenas da graça de Deus.

E com base no sacrifício de Cristo (que os sacrifícios levíticos prenunciavam), Deus exerceu misericórdia ao mesmo tempo em que era justo em perdoar aqueles que tinham fé nele ( Romanos 3: 21-26; Hebreus 9:23-28; 10:1-4).

Fonte da explicação de Levítico 6:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.