Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Levítico 16

O significado de Levítico 16 refere-se o Sangue da Expiação. O julgamento dramático de Deus sobre os dois filhos de Arão (ver Levítico 10:1-7) mostrou claramente que os sacerdotes precisavam agir com cuidado e reverência em tudo o que faziam, especialmente no interior do tabernáculo (ou seja, no Santo Lugar).

Este capítulo continua explicando que somente o sumo sacerdote podia entrar no santuário interno (o Lugar Santíssimo), e somente uma vez por ano, no Dia da Expiação.

Dia da Expiação

Embora os rituais regulares tratassem o pecado de várias maneiras, as pessoas ainda não eram perfeitas e seus sacrifícios não eram totalmente eficazes. Mesmo as melhores ofertas não permitiram que os ofertantes entrassem na presença de seu Deus, nem mesmo por meio de seu representante, o sumo sacerdote.

Portanto, neste único dia do ano em que a entrada na presença de Deus estava disponível, todos os pecados do ano anterior foram trazidos diante de Deus. Por seu perdão e remoção, para que o povo, através de seu representante sacerdotal, pudesse entrar em sua presença sem impedimentos.

Mas os sacerdotes também eram pecadores e tiveram que fazer expiação por si mesmos antes que pudessem fazê-lo em nome de outros (cf. Hebreus 9:7).

Os regulamentos para os procedimentos do dia começam especificando os animais necessários (Levítico 16:1-5). E descrevendo as principais ofertas, a saber, uma oferta pelo pecado para os sacerdotes (Levítico 16:6; explicada em detalhes no v.11-14) e duas -parte a oferta pelo pecado para o povo (Levítico 16:7-10; explicado em detalhes no v.15-22).

O sacrifício pelo próprio sumo sacerdote

Arão sacrificou a oferta pelo pecado dos sacerdotes no altar no pátio do tabernáculo. Depois pegou fogo deste altar junto com sangue do sacrifício no tabernáculo (isto é, na tenda). Ele usou o fogo para queimar incenso no altar de ouro. Que ficava no Lugar Santo, contra a cortina que divide o Lugar Santo do Lugar Santíssimo.

Quando ele abriu a cortina para entrar no Lugar Santíssimo, o incenso flutuou através da cortina aberta e cobriu o propiciatório (a tampa da arca, a caixa da aliança), a morada simbólica de Deus.

Arão aspergiu o sangue do animal de sacrifício na frente do propiciatório (Levítico 16:11-14). Essa aspersão do sangue no propiciatório lembrou aos israelitas que a misericórdia, a misericórdia de Deus, era sua única esperança de salvação. Apesar de todos os seus sacrifícios e outros rituais.

Quando finalmente alcançaram o clímax de seu mais alto exercício religioso. Nada podiam fazer senão reconhecer que eram pecadores indefesos, dependentes inteiramente da misericórdia de Deus para seu perdão.

Sacrifício pelo povo

Depois de completar o ritual da oferta pelo pecado dos sacerdotes, Arão saiu da tenda do tabernáculo para o pátio aberto. Ele ofereceu a oferta pelo pecado do povo no altar de sacrifício e voltou ao Lugar Santíssimo. Com o sangue do sacrifício para repetir o ritual no propiciatório.

Visto que tudo o que os seres humanos têm contato é afetado por seus pecados, o sangue da oferta pelo pecado das pessoas também foi usado para fazer expiação por todas as partes do tabernáculo em que qualquer pessoa havia tocado (Levítico 16:15-19; cf. Hebreus 9:21-22 Hebreus 9:21- 22)

A oferta pelo pecado do povo consistia não em uma cabra, mas em duas. Depois de sacrificar a primeira cabra e aplicar seu sangue dentro da tenda do tabernáculo, Arão voltou ao pátio para realizar o ritual com a segunda cabra.

Ele pôs as mãos na cabeça dela, confessou sobre ela os pecados do povo e a enviou para longe no deserto, para um lugar do qual não poderia voltar.

Aparentemente, essa era uma imagem adicional para as pessoas de que seus pecados haviam sido depositados em uma vítima inocente e levados para longe deles (Levítico 16:20-22).

Embora o ritual de sangue do Dia da Expiação anual tivesse significado para o povo israelita dos tempos do Antigo Testamento, ainda era apenas uma sombra ou esboço da realidade que viria através de Jesus Cristo (Hebreus 7:19; 10:1 ) .

Para o modo em que retratou a morte sacrificial de Cristo, e para o contraste entre suas limitações e a perfeição da obra expiatória de Cristo, (veja Hebreus 9:6-14; 9:23-28).

Dia da Expiação: outros detalhes

Até agora, o sumo sacerdote estava vestido com as roupas brancas dos sacerdotes comuns (ver Levítico 16:4). Isso pode ter sido para enfatizar para ele a necessidade de humildade e a importância da pureza em todas as suas ações representativas no ritual de limpeza do pecado.

Agora que a expiação pelo pecado fora feita, ele se banhou, vestiu suas roupas normais de sumo sacerdote e ofereceu holocaustos de consagração, primeiro para os sacerdotes, depois para o povo.

Todos os outros cujos deveres os colocaram em contato com a oferta pelo pecado durante o ritual também tiveram que se purificar (Levítico 16: 23-28).

Quanto ao povo israelita como um todo, eles deveriam participar desse ato solene de confissão e expiação, com um espírito adequado de vergonha e humildade. Parece que naquele dia eles não deveriam trabalhar nem comer (Levítico 16:29-34).

Fonte da explicação de Levítico 16:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.