Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Jó 33

O significado de Jó 33 fala que Eliú repreende Jó. Então Eliú trata Jó de maneira digna, mas firme. Portanto ele fala como alguém que tem certeza de tudo. Ele ouviu os discursos de Jó; ele conhece o erro cometido por Elifaz, Bildade e Zofar, ao tratar Jó como um personagem suspeito, um hipócrita e um ímpio. Mas o zelo de Eliú é pela honra do nome e caráter de Deus.

Eliú repreende Jó

Voltando-se agora para Jó, Eliú garante que fala com sinceridade e respeito ao Deus que o criou. Ele também fala como alguém que está em um nível de igualdade com Jó. Para começar, Eliú lembra a afirmação de Jó de ser inocente e a acusação de Jó de que Deus o tratou como se fosse culpado.

Assim Eliú fica chocado que uma pessoa possa fazer tal acusação contra Deus, e corajosamente repreende Jó. Ele sugere que se Jó ficasse quieto por um tempo, ele poderia ouvir Deus falando com ele, possivelmente através de um sonho ou visão. Deus então lhe mostrará seu orgulho para que ele se arrependa e seja salvo da destruição.

Eliú então repete, e de certa forma expande, o que os outros três já disseram. Mas ele começa afirmando que Deus pune o pecador com doença e sofrimento. Ele está às portas da morte; logo será levado para a sepultura (Jó 33:1-22).

Como Deus lida com o homem e em graça recupera

Deus envia um mensageiro para mostrar-lhe seu pecado e levá-lo ao arrependimento. Talvez Eliú se veja como esse mensageiro). A pessoa é então salva da morte, seu corpo é curado e a boa saúde retorna.

Pode ser que ele venha a ser socorrido por um anjo, um dos milhares de anjos de Deus, que ensinam a gente a fazer o que é certo. O anjo terá pena dele e pedirá a Deus: ‘Solta-o! Ele não deve descer ao mundo dos mortos. Aqui está o pagamento do seu resgate. Então ele terá saúde novamente, e o seu corpo será forte como era na juventude (Jó 33:23-25).

Quando orar, Deus o atenderá. Ele o adorará com alegria, e Deus o aceitará de novo como um homem direito. Ele se regozija na comunhão com Deus novamente e confessa a todos que, embora tenha sido justamente punido por seu pecado, Deus o salvou misericordiosamente.

Depois de dar um aviso adicional para não ignorar a paciência e misericórdia de Deus, Eliú desafia Jó a negar a verdade de seu argumento. Dizendo: Se você tem alguma coisa a dizer, responda, pois eu gostaria de lhe dar razão. Se não, fique calado e escute, que eu lhe ensinarei como ser sábio (Jó 33:26-33).

Fonte da explicação de Jó 33:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : NTLH –Nova Tradução na Linguagem de Hoje.