Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Jó 22

O significado de Jó 22 fala do terceiro discurso de Elifaz. Portanto o terceiro ciclo de discursos começa novamente com Elifaz, o sábio de Temã.

Ele tenta manter sua dignidade e concepção elevada, mas prova muito bem que a acusação de insinceridade de Jó é bem fundamentada. Ele começa lembrando a Jó da majestade de Deus. Pode então um homem ser lucrativo para Deus? É algum prazer para o Todo-Poderoso quando você é justo? Ou Ele ganha alguma coisa com isso se você é perfeito em seus caminhos? Desde então, Deus não tem interesse na justiça do homem, e Ele não pode punir Jó por sua justiça, ele chega à conclusão de que Jó é um grande pecador. Não é grande a tua maldade? Nem há fim para as tuas iniquidades (Jó 22:1-5).

Em que Jó pecou

E agora, tendo feito a afirmação, de acordo com suas conclusões lógicas, ele tenta mostrar que Jó não só deve ter pecado, mas em que consiste seu pecado. Ele o acusa de avareza, de crueldade, de lidar de maneira impiedosa com as viúvas e os órfãos. Então ele diz a Jó que é “por isso que essas armadilhas estão ao seu redor e você está coberto de trevas e com as águas da aflição”. O surpreendente é que cada palavra do que Elifaz diz é uma invenção mentirosa. Jó mais tarde dá a prova mais positiva de que tudo era uma mistura de falsidades.

A Palavra do Senhor a respeito de Jó mostra Elifaz como um mentiroso miserável, pois o Senhor havia dito a respeito de Jó: “Ninguém há na terra semelhante a ele, homem perfeito e reto. ” O Senhor teria falado isso se Jó tivesse ultrajado as leis do humanitarismo e retido água e pão dos necessitados ou despido os nus de suas roupas? Mas como Elifaz poderia descer tão baixo? Foi apenas o resultado de sua lógica iníqua. Jó deve ser um pecador; ele é um homem perverso e, sem nenhum fato real, ele tira suas conclusões de que Jó deve ter feito essas coisas e o acusa positivamente disso.

A mesma lógica fatal ainda está conosco. O mal, por exemplo, vem sobre um servo do Senhor Jesus Cristo; ele passa por aflições, tristeza sobre tristeza vem sobre ele, então alguém sugere que sua vida deve estar errada e a língua caluniadora logo cobra algum mal específico (Jó 22:6-11).

A onisciência de Deus e os caminhos dos ímpios

Elifaz fala em seguida da onisciência de Deus e, em seguida, novamente traz o tema favorito de si mesmo e de seus amigos, os ímpios e seu desafio a Deus. Então, com justiça própria, ele declara: “Mas o conselho dos ímpios está longe de mim”. Estranho é esta palavra que veio primeiro dos lábios de Jó (Jó 21:16). Evidentemente Elifaz repete esta frase para zombar e insultar Jó (Jó 22:12-20).

Mais uma vez, como antes, ele se torna exortador. Familiarize-se agora com Ele e fique em paz, assim o bem virá a você. Ele lhe dá instruções sobre o que ele deve fazer e o que Deus fará por ele se ele agir de acordo com seu conselho. Mas enquanto as exortações são todas apropriadas, elas estão completamente fora de lugar com Jó. Pois se Jó agisse de acordo com esse conselho e se arrependesse de acordo com a exigência de Elifaz, ele concordaria com as acusações falsas e mentirosas de seus três amigos. Ele reconheceria a si mesmo o homem perverso que eles o fizeram parecer. O que ele diz sobre a restauração é quase profético do que deveria vir a Jó em bênção no final de seu julgamento (Jó 22:21-30).

Fonte da explicação de Jó 22:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.