Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Jó 1

O significado de Jó 1 relata a virtude, a tentação e as perdas de Jò. No entanto somos imediatamente apresentados ao protagonista deste livro. “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, e esse homem era perfeito e reto, e temia a Deus e evitava o mal”. A terra de Uz ficava a leste da Palestina e provavelmente fazia parte da Iduméia, ou bem próxima da terra de Edom. Isto parece ser confirmado por Lamentações 4:21 : “Alegra-te e alegra-te, ó filha de Edom, que habitas na terra de Uz.”

O caráter de Jó

O significado do nome Jó é “perseguido” ou “afligido”. Seu caráter é descrito como o mais excelente. Ele era perfeito, o que obviamente não significa que ele era sem pecado, ou sem nenhuma falha em seu caráter. Ele era um homem de todo o coração com um caráter sólido bem equilibrado. Em suas relações com os outros, ele era justo, sempre correto e fazendo a coisa certa. Ele temia a Deus, andando no temor de Deus, o que prova que ele era um filho de Deus. Portanto, ele evitou o mal em todas as formas. Esta breve descrição de Jó mostra que ele era um homem incomum. Ou seja, próprio Senhor deu testemunho desse fato, pois disse a Satanás: “Não há ninguém semelhante a ele na terra”.

Além disso, grande bênção repousava sobre ele e sobre sua casa. Sua família era composta por sete filhos e três filhas. De gado ele tinha sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois e quinhentas jumentas e uma família muito grande. Ele foi em todos os sentidos, em seu caráter, em sua enorme riqueza, o maior homem dos filhos do oriente. Sua era a posição de um príncipe entre os homens com uma família principesca. Segue-se então uma cena agradável, uma amostra de como ele se comportou.

Seus filhos

Contudo a seus filhos e filhas nada faltava. Eles festejaram e desfrutaram a vida juntos em meio à grande prosperidade com a qual Deus os abençoou. Não há nada que indique que foi um prazer pecaminoso que eles se entregaram. Mas Jó tinha uma consciência terna. Ele queria fazer provisão para o caso de seus filhos terem pecado e “amaldiçoado a Deus em seus corações. Observe que Jó temia que tal pensamento de se afastar de Deus pudesse ter entrado em seus jovens corações. Então o piedoso Jó levantou-se de manhã cedo e, além de santificá-los, também ofereceu holocaustos conforme o número de todos eles.

Ele conhecia a santidade de Deus e o verdadeiro modo de abordagem, por meio de um sacrifício. O derramamento de sangue “sem o qual não há remissão de pecados”. Não sabemos até que ponto ele entrou nas alegrias de sua família; nem ele menciona a si mesmo como necessitando de um sacrifício (Jó 1:1-5).

Uma cena no céu, o desafio de Jeová e a acusação de Satanás

De repente a cena muda. Não estamos mais na terra, mas o céu é aberto e lemos, o que está acontecendo diante do trono de Deus. Enquanto Jó está na terra com seus entes queridos se divertindo, algo acontece no céu com o qual ele está proeminentemente preocupado e, no entanto, ignora tudo. Toda a cena é intensamente interessante. Não é ficção, mas revelação, e o que está registrado aqui realmente aconteceu. Aqui podemos deduzir que há certos momentos em que todos os inquilinos celestiais, bons e maus, têm que se reunir diante do Senhor. Os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor. E Satanás veio também entre eles. Ele também deve comparecer perante o Senhor. Satanás significa “adversário”.

Nesse personagem, como o acusador dos irmãos, ele é visto no último livro da Bíblia. E de acordo com Apocalipse 12:1-17 ele ainda está ativo na mesma capacidade que nos dias de Jó, e ainda tem acesso ao trono de Deus, até que chegue a hora em que sua condenação começa com a expulsão do céu. Ele é forçado a prestar contas a Jeová. Ele andou de um lado para o outro na terra e andou para cima e para baixo nela. Portanto ele não está no inferno. O Novo Testamento nos diz que ele é “o deus desta era” e que seu trono está aqui na terra. Ele ainda anda para cima e para baixo e para lá e para cá.

O Desafio

Então Deus chama sua atenção para Jó e aprova seu caráter de que não há ninguém como Jó. Satanás conhecia Jó e odiava, pois ele ainda conhece e odeia todos os filhos de Deus. E assim ele imediatamente zomba na face do Senhor o desafio: “Jó teme a Deus por nada?” – “Não fizeste uma cerca sobre ele, e sobre sua casa, e sobre tudo o que ele tem em todos os lados? Abençoaste a obra das suas mãos, e os seus bens se multiplicaram na terra. Mas estende tua mão agora, e toque em tudo o que ele tem e ele renunciará a ti na tua face.

Então o Senhor entrega Jó a Satanás; lhe dá permissão para tomar tudo o que ele tem, apenas sobre a pessoa de Jó ele não teve permissão para colocar suas mãos vis. Mas observemos que a acusação de Satanás é resultado do desafio de Jeová. Citamos outro. “Deve-se observar cuidadosamente aqui que a fonte e a fonte de todos esses negócios não são as acusações de Satanás, mas o próprio Deus. Deus sabia o que Seu servo Jó precisava, e Ele mesmo apresenta seu caso e coloca tudo em movimento.

Se Ele exige de Satanás se ele considerou Seu servo Jó, é porque Ele mesmo o fez. Satanás é apenas um instrumento, e um instrumento ignorante, embora sutil, para realizar os propósitos da graça de Deus. Suas acusações realmente não resultam em nada contra Jó, exceto para refutar sua verdade pelo que ele tem permissão para fazer; mas, para o bem de Jó, ele é deixado à sua vontade até certo ponto, com o propósito de levar Jó ao conhecimento de seu próprio coração e, assim, a um fundamento mais profundo de relacionamento prático com Deus. Quão abençoados e perfeitos são os caminhos de Deus! Quão vãos são os esforços de Satanás contra aqueles que são Seus!

A controvérsia

Então a controvérsia não é entre Satanás e Jó, mas entre Jeová e Satanás. Jó não está em julgamento tanto quanto o próprio Senhor. Deus é capaz de manter Seus servos leais quando as maiores aflições passam sobre eles? O Senhor tem o poder de sustentá-los? Para manifestar esse poder, para mostrar Sua própria glória, Ele permite o sofrimento do santo. Há muitas verdades abençoadas e consoladoras relacionadas a tudo isso. O melhor é que aprendemos que o Senhor observa amorosamente Seu povo, como Ele observava Jó e falava bem dele e que é uma honra e não um castigo quando Ele permite que venham aflições e tristezas.

Satanás não poderia atacar a justiça de Jó, mas ele contesta seus motivos em servir a Deus. Nisto, ele apenas revelou seu próprio caráter. Ele atribui a piedade de Jó ao egoísmo de Jó. Em seguida, vem o seu desafio. O conflito está em andamento e deve ser visto se aquele que é do Senhor, que confia nEle, pode ser levado pelas adversidades a virar as costas para Deus e abandoná-Lo; ou Deus é capaz de manter? (Jó 1:6-12).

O poder de Satanás manifestado

Então Satanás saiu da presença do Senhor”. O acusador agora atua como o leão que ruge. Assim agora ele começa seu trabalho contra Jó. Mas é preciso cautela aqui para que não sejam atribuídos poderes a Satanás que ele na realidade não possui. Satanás é apenas uma criatura e não compartilha os atributos de Deus. Ele não é onipotente; nem é onisciente, nem onipresente.

Portanto se ele exibe poderes, é apenas com permissão divina. É claro que aqui estão segredos que não podemos compreender nem compreender completamente. Perguntas sobre perguntas podem ser feitas sobre este assunto que a mente finita não pode responder, problemas estão aqui que nenhum humano pode resolver. Mas sabemos que todos os caminhos de Deus são perfeitos, mas inexplicáveis. E aqui ele tem permissão para usar poderes para realizar seus propósitos. Se Deus não tivesse dito: “Eis que tudo o que ele tem está em teu poder”, ele não teria poder.

Calamidades

Quatro calamidades atingem os bens e a casa de Jó. Satanás incitou os sabeus (hebraico: Sabá), um povo nômade, provavelmente tribos de ladrões e sob sua direção eles saquearam Jó de seu gado mais valioso e assassinaram os servos. Assim que isso aconteceu, outro mensageiro anunciou que o fogo de Deus, provavelmente não um raio, havia caído do céu e as ovelhas e os servos que estavam lá foram completamente destruídos. Então veio a terceira calamidade. Os caldeus roubaram os camelos de Jó e mataram seus servos que os cuidavam. E então a última aflição que é a maior de todas.

Um furacão derrubou a casa e seus entes queridos foram mortos. Sua esposa não é mencionada. Satanás não a tocou porque pretendia usá-la como uma ferramenta e como seu porta-voz. Assim, de repente, sem qualquer aviso, no meio da felicidade terrena, sim, verdadeira piedade, Jó, o grande e próspero Jó foi despojado de tudo o que tinha. Satanás tinha feito bem o seu trabalho. Ele sabia ser cruel e reservar o pior golpe para o último. E tudo isso aconteceu não apenas sob o olho que tudo vê de Deus, mas com Sua própria permissão (Jó 1:13-19).

A grande dor e grande vitória de Jó

Ao ouvir todas as calamidades, nem um murmúrio escapa de seus lábios. Ele se levantou; ele expressou sua grande dor rasgando seu manto, raspando a cabeça. Mas então ele caiu como um adorador no chão e pronunciou as palavras que nunca serão esquecidas: “Nu saí do ventre de minha mãe, e nu voltarei para lá; o Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor”. Foi uma grande vitória. Satanás falhou completamente. O Senhor permaneceu o refúgio de Jó e debaixo dos braços eternos (Jó 1:20-22).

Fonte da explicação de Jó 1:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.