Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Gênesis 3

O significado de Gênesis 3 trata da desobediência humana. Como os seres humanos foram criados à imagem de Deus e como Deus é ilimitado, o primeiro casal humano logo mostrou que eles também queriam ser ilimitados. Eles tiveram que lembrar, no entanto, que não eram Deus; eles eram apenas criaturas feitas à imagem de Deus.

Assim como a imagem da lua na água não poderia existir independentemente da lua, assim também o homem não poderia existir independentemente de Deus. O relacionamento deles com Deus continha um elemento de dependência ou limitação e, consequentemente, Deus limitou sua liberdade. Ele lhes disse para não comerem da árvore do conhecimento do bem e do mal.

A raiz do pecado

Satanás, o oponente de Deus e o chefe dos anjos maus, decidiu estragar o relacionamento entre Deus e aqueles criados à sua imagem. Sua obra maligna era tentá-los a ir além do limite que Deus havia estabelecido, a serem independentes de Deus, a se colocar no lugar de Deus, a tomar suas próprias decisões, a governar suas próprias vidas, a serem os juízes independentes do certo e do errado.

A raiz do pecado era o orgulho – o desejo que as pessoas têm de ser seu próprio deus – e, com isso, Satanás tentou com sucesso que se rebelassem contra Deus (Gênesis 3:1-7). Para a identificação da serpente com Satanás, veja Apocalipse 12:9.

Em certo sentido, o homem e a mulher adquiriram um conhecimento do bem e do mal, mas do ponto de vista dos pecadores culpados, não do ponto de vista de um Deus santo. Eles conheceram o mal fazendo isso, e o resultado foi um sentimento de vergonha (Gênesis 3:8-13).

Quanto ao enganador Satanás, sua humilhação seria simbolizada na serpente se contorcendo na terra. Daí em diante, a raça humana (os descendentes de Eva) estaria em constante conflito com Satanás. No entanto, Deus prometeu a eles vitória sobre Satanás. Uma serpente pode ferir um homem mordendo o calcanhar, mas um homem pode matar uma cobra esmagando sua cabeça. A humanidade havia sido atacada com sucesso por Satanás, mas através de Jesus Cristo a humanidade finalmente haveria de conquistar Satanás, embora a conquista envolvesse sofrimento (Gênesis 3:14-15).

Sofrimento para toda a raça humana.

A desordem criada pelo pecado humano trouxe consigo sofrimento para toda a raça humana. A partir de então, as pessoas poderiam viver no mundo de Deus e reproduzir sua própria espécie somente através do sofrimento. O conflito entrou nas relações humanas, e até a harmonia entre marido e mulher se estragou através da dominação (Gênesis 3:16-21).

Os seres humanos não estavam mais em paz com Deus. Eles rejeitaram a vida eterna e, portanto, Deus a reteve. Pois eles queriam ser independentes de Deus e, portanto, Deus os enviou para longe de sua presença. Também eles queriam determinar o bem e o mal para si mesmos, e, portanto, Deus os levou a um mundo onde eles aprenderiam o bem e o mal somente através da tristeza e dificuldades criadas por seus próprios erros (Gênesis 3:22-24).

Segundo a Bíblia, a morte humana é resultado do pecado (Romanos 5:12). Contudo, parece que, pela natureza do corpo humano, a morte física é inevitável, estando o pecado presente ou não. Existe uma solução para este problema?

Pecado e morte humana

Adão foi avisado de que no dia em que pecasse, ele morreria (ver Gênesis 2:17). Quando ele pecou, ​​ele passou de uma condição em que a vida dominava para uma onde a morte dominava. Todo o seu ser foi afetado, de modo que, espiritualmente, ele foi separado da vida eterna e fisicamente ele certamente morreria (Romanos 5:12-17).

A obra salvadora de Cristo reverte os efeitos do pecado, trazendo vitória sobre a morte, tanto em seus aspectos espirituais quanto físicos (Romanos 6:23; Romanos 8:10-11; 1 Coríntios 15:21-22). Cristo restaura as pessoas, na totalidade de seu ser, à vida que lhes é própria, a vida eterna.

Alguns podem argumentar que, uma vez que os seres humanos são criaturas do mundo natural, suas vidas são controladas pelas leis da natureza e, portanto, devem morrer como outros animais (Eclesiastes 3:19-20). Mas a Bíblia mostra que os seres humanos não são simplesmente criaturas do mundo natural. Eles estão relacionados a Deus de uma maneira que os torna diferentes de todas as outras criaturas.

Foi sugerido que antes de Adão pecar, a vida espiritual dentro dele era tão dominante que impedia aqueles processos naturais de deterioração corporal que normalmente esperávamos. O pecado mudou tanto a situação que a deterioração corporal não pôde mais ser evitada e a morte se tornou inevitável. Se esse fosse o caso, a morte física se tornaria ao mesmo tempo um processo completamente natural e completamente resultado do pecado. Onde o espírito tinha controle completo sobre a morte do corpo não poderia ocorrer, mas uma vez que se rebelou contra Deus, perdeu o controle sobre o corpo e resultou a morte.

Resultados do pecado no mundo natural

Não precisamos imaginar que o caos de um mundo superpovoado não tivesse pecado e morte, com pessoas nascendo mas nunca morrendo. É a morte que é o inimigo, não o fim da existência terrena. A morte tem sua “picada” por causa do pecado, mas pode haver alguma maneira de deixar este mundo que não a tem (1 Coríntios 15:26; 1 Coríntios 15:55-56; cf. Gênesis 5:24 ; 2 Reis 2:11; 1 Coríntios 15:51-52; Hebreus 11:5).

Com relação à morte de outras formas de vida antes da entrada do pecado por Adão, não precisamos tentar imaginar um mundo em que a morte nunca ocorreu. É a morte humana que é a conseqüência do pecado. Mesmo nas condições ideais do Jardim do Éden, frutos e folhas morriam ao serem separados das árvores em que cresciam (ver Gênesis 2:15-16). As criaturas selvagens existiram antes de Adão pecar (ver Gênesis 3:1). Tigres, tubarões e comedores de formigas sem dúvida se alimentaram de outros animais e ajudaram então, como fazem agora, a manter o equilíbrio da natureza.

Deus não criou o mundo como um grande paraíso, nem pretendeu que os seres humanos passassem seus dias preguiçosos. Parece, de fato, que a maior parte do mundo estava indomada e aguardava a chegada da raça humana para entrar em toda a sua glória (Romanos 8:19-23).

O dever de Adão

O dever de Adão e seus descendentes era colocar a Terra sob controle humano, algo que eles alcançariam gradualmente à medida que seus números aumentassem e as pessoas saíssem do Éden para o mundo além (veja Gênesis 1:28). Mas, em vez de serem o meio da bênção de Deus para a natureza, eles mesmos caíram em desordem.

As condições ideais do paraíso existiam apenas no Jardim do Éden, onde Deus colocou o primeiro casal humano para seu treinamento e teste. Quando pecaram, foram expulsos deste jardim para o mundo indomado do lado de fora. Mas porque eles haviam perdido a vida espiritual que Deus lhes dera, a criação física que Deus pretendia para o desenvolvimento deles tornou-se o meio de seu tormento. O esforço físico e as funções corporais que deveriam ter trazido prazer trouxeram, ao invés, dor e sofrimento (ver Gênesis 3:16-19).

Fonte da explicação de Gênesis 3:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.