Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Gênesis 15

O significado de Gênesis 15 trata da aliança de Deus com Abrão. Antes, Deus havia prometido a Abrão um povo e uma terra (ver Gênesis 12:2; 13:15). A fé de Abrão em relação à terra prometida havia sido testada por meio de secas e conflitos, e sua fé em relação ao povo prometido era constantemente testada pela incapacidade de sua esposa de ter filhos.

De acordo com um costume da época, um casal sem filhos poderia adotar uma pessoa e torná-la herdeira da propriedade da família. Abrão, portanto, decidiu adotar seu escravo de confiança Eliezer. Mas Deus o convenceu a não fazê-lo, assegurando-lhe que ele teria um filho e, por meio dele, incontáveis ​​descendentes. Abrão creu em Deus e, com base em sua fé, Deus o aceitou como justo (Gênesis 15:1-6; cf. Romanos 4:1-5; Romanos 4:13-22).

Deus então confirmou sua promessa a Abrão de um povo e uma terra em uma cerimônia tradicional de fazer aliança. Normalmente, nessas cerimônias, os animais sacrificiais eram cortados ao meio, após o que as duas partes da aliança andavam entre as metades, invocando o destino dos animais abatidos sobre si mesmos, caso eles quebrassem a aliança. Deus, portanto, ordenou que Abrão preparasse os animais (Gênesis 15:7-11; cf. Jeremias 34:18).

Deus faz um pacto com Abrão

Nesse caso, porém, somente Deus (simbolizado por um braseiro, que soltava fumaça, e uma tocha de fogo) passou entre os pedaços dos animais abatidos, pois só ele assumiu a responsabilidade de cumprir as promessas do pacto. Tudo foi pela graça de Deus, e foi recebido por Abrão através da fé.

No entanto, Abrão sentiu uma terrível escuridão sobre ele, pois o pacto seria cumprido em meio à oposição, servidão, julgamento e opressão durante um período de centenas de anos. Deus seria paciente com os povos de Canaã e lhes daria ampla oportunidade para se arrependerem. Somente quando sua iniquidade tivesse atingido limites incontroláveis ele permitiria que Israel os destruísse e possuísse sua terra (Gênesis 15:12-21).

A razão pela qual Deus estabeleceu os descendentes de Abrão como a nação de Israel foi principalmente para usar Israel para produzir Jesus, o Salvador. A promessa de Deus de bênção mundial, por meio de Abrão foi cumprida em Jesus Cristo, por meio do qual pessoas de todas as nações podem receber a salvação de Deus. Jesus Cristo foi, em um sentido especial, o descendente prometido de Abrão (ver Gênesis 12:2-3; Lucas 1:54-55; Lucas 1:72-73; Gálatas 3:16).

Quando os crentes se tornam o povo de Cristo, eles se tornam através dele, também descendentes de Abrão, e assim compartilham as bênçãos prometidas a Abrão (Romanos 4:16-17; Gálatas 3:6-9; 3:14; 3:29; Efésios 3:6) O descanso permanente que Deus lhes dá é mais do que uma morada em Canaã; é salvação através de Jesus Cristo ( Hebreus 4:6-10).

Fonte da explicação de Gênesis 15:

  • Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.