Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Deuteronômio 18

O significado de Deuteronômio 18 relata sobre herança e os direitos dos sacerdotes e dos levitas. Moisés disse ao povo que a tribo de Levi não receberia terras em Canaã, como as outras tribos. Portanto os sacerdotes levitas receberiam a sua parte dos sacrifícios oferecidos a Deus, a parte dessa tribo é o direito de homens servirem como sacerdotes do Senhor. Ver Números 18:8-20).

Direitos dos levitas o dos sacerdotes

Quando alguém oferecer touros ou bodes em sacrifício a Deus, os sacerdotes receberão o quarto dianteiro, as queixadas e o bucho. Receberão também o que for colhido ou preparado primeiro, sejam cereais, ou vinho, ou azeite, ou lã. Pois o SENHOR, nosso Deus, os escolheu entre todas as tribos de Israel para que eles e os seus descendentes o sirvam como sacerdotes para sempre.(Deuteronômio 18:3-5)

Se um levita do país vendesse seus pertences locais para se mudar para o local central de culto, ele poderia reter o dinheiro da venda de seus bens e ainda ser apoiado financeiramente pelo povo, o mesmo que outros levitas (Deuteronômio 18:6-8; ver notas em Números 18:21-32).

Feitiçaria e magia são proibidas

A lei de Israel proibia todas as formas de feitiçaria e magia, sejam práticas cruéis nas quais as crianças foram queimadas no altar ou forçadas a andar pelo fogo, ou práticas cotidianas comuns, como adivinhação (Deuteronômio 18:9-13).  Os israelitas não precisariam procurar ajuda e orientação daqueles que praticavam adivinhação, usavam feitiços e encantos ou consultavam os espíritos dos mortos.

Deus promete enviar um grande profeta

Deus daria ao povo seus mensageiros especialmente enviados, ou profetas, para lhes dar sua vontade, exatamente como Moisés (Deuteronômio 18:14-19). Ele puniria aqueles que não foram enviados por ele, mas se estabeleceram como profetas (Deuteronômio 18:20-22).

Jesus Cristo foi o profeta supremo, o mensageiro perfeito de Deus, cuja vida e ministério deram pleno sentido à promessa aqui dada (cf. Deuteronômio 18:18-19; ver Atos 3:22-23; Atos 7:37).

Fonte da explicação de Deuteronômio 18:

  1. Autoria: Bridgeway Bible Commentary; de Fleming, D.
  2. Versículos citados : Nova tradução na Linguagem de Hoje