Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de 2 Crônicas 30

O significado de 2 Crônicas 30 relata sobre a celebração da Páscoa. A Páscoa é comemorada em seguida. Era, por assim dizer, o aniversário da nação, e tipificava a grande redenção pelo sangue do verdadeiro Cordeiro Pascal. Fazia muito tempo que não era guardado e, como já havia passado a época própria para sua celebração, o primeiro mês, decidiram mantê-lo no segundo mês.

Preparativos para a grande Páscoa

A lei havia feito provisão para isso e, portanto, o que eles fizeram foi de acordo com a Palavra. (Ver Números 9:6-13). E o rei reconheceu a unidade do povo de Deus e sua necessidade. Por isso enviou cartas a todo o Israel e Judá. Também a Efraim e Manassés, para que fossem à casa do Senhor, para celebrar a páscoa ao Senhor Deus de Israel.

Os correios foram com as cartas por toda a terra. A carta em si é bela e foi dirigida aos filhos de Israel, sem mencionar a triste divisão que havia ocorrido. Uma parte considerável da casa de Israel, as dez tribos, já havia sido levada em cativeiro. A carta atingiu, portanto, apenas o remanescente que escapou das mãos dos reis da Assíria (2 Crônicas 30:6); ( 2 Reis 15:191 Crônicas 5:26).

Era o Espírito de Deus que reuniria todo o povo de Deus ao redor da mesa da grande festa. Ele sempre une o povo de Deus. E os postos que passavam até Zebulom com a mensagem dada por Deus do rei, foram tratados por alguns do remanescente com zombaria. Mas outros se humilharam e vieram para Jerusalém. Sem essa humilhação, não é possível reunir o povo de Deus (2 Crônica 30:1-11).

A celebração da Páscoa

A grande festa então foi celebrada pela grande multidão depois que eles removeram os falsos altares. Abateram o cordeiro da Páscoa no dia catorze do segundo mês. Os sacerdotes espargiam o sangue que haviam recebido dos levitas. Portanto muitos deles que vieram não foram purificados; Ezequias orou por eles. “O bom Senhor perdoa a todos”. E o Senhor atendeu e curou o povo, para que a ameaça divina não se cumprisse ( Levítico 15:31).  A festa dos pães ázimos também foi celebrada pelos sete dias designados com grande alegria.

Contudo, durante os dias de alegria e lembrança de Jeová, foi feita confissão ao Senhor (versículo 22). Tudo mostra que o Espírito de Deus estava no grande avivamento (2 Crônicas 30:12-22).

Os dias festivos finais

Assim outros dias festivos se seguiram com mais alegria. O rei deu grandes presentes e os príncipes fizeram o mesmo, enquanto um grande número de sacerdotes deu seu serviço contínuo. No entanto desde os dias de Salomão, quando ele dedicou a casa e reinou sobre Israel, Jerusalém não viu nada parecido. Toda a cena terminou com os sacerdotes abençoando o povo ( Números 6:23-27 ). O céu ouviu e se alegrou com o Seu povo (2 Crônicas 30:23-27).

Fonte da explicação de 2 Crônicas 30:

  1. Autoria: Commentary, Gaebelein, Arno Clemens.
  2. Versículos citados : NVI – Nova Versão Internacional.