Estudo bíblico teológico

Explicação e Significado de Salmos 118

O significado do Salmos 118 trata a alegria dos justos pelo Salvador. Portanto este é o último desta série dos salmos Halel egípcios (Salmos 113-118). Descreve uma procissão festiva ao templo para louvar e sacrificar ao Senhor. O pano de fundo histórico pode ser a dedicação dos muros e portões restaurados de Jerusalém no tempo de Esdras e Neemias, após o retorno do cativeiro babilônico, em 444 aC.

No entanto contém elementos de ação de graças comunitária, ação de graças individual e salmos litúrgicos. O assunto é o amor leal de Deus por seu povo. Assim a situação por trás disso parece ser a restauração do salmista por Deus após um período de desonra. Este teria sido um salmo muito apropriado para cantar durante a Festa dos Tabernáculos, bem como na Páscoa e no Pentecostes, (Mateus 26:30).

Louvor pelo amor leal de Jeová – (Salmos 118:1-21)

O primeiro versículo é um chamado para reconhecer a bondade de Deus. Então o salmista apelou para todo o Israel, os sacerdotes e todos aqueles que temem a Deus para reconhecer a qualidade ilimitada de Seu amor leal (cf. Salmos 115:9-13). Talvez essa estrutura de chamada e resposta tenha encontrado expressão no culto antifonal em que um líder ou líderes emitiram o chamado e as pessoas responderam em voz alta.

Louvor pela libertação de Jeová

O escritor deu testemunho pessoal da libertação dele por Deus em resposta à oração. Colocá-lo em “um lugar grande” (Salmos 118:5, NASB) representa liberdade para se movimentar sem restrições. Uma vez que Deus estava com ele, ele não precisava temer o que outras pessoas pudessem fazer com ele (cf. Hebreus 13:6). Além disso, o Senhor seria seu ajudador, para que pudesse esperar prevalecer sobre seus adversários.

Portanto, é melhor confiar em Jeová do que confiar nos homens, mesmo no mais poderoso dos homens. “Homem” e “príncipes” (Salmos 118:8-9) constituem um merismo que significa todas as pessoas, tanto humildes como exaltadas (cf. Salmos 146:3).

Observe como o Senhor deu confiança ao salmista mesmo quando seus inimigos o cercaram. O Senhor havia eliminado seus inimigos no passado, e ele acreditava que faria isso novamente. A repetição da frase nos versículos 10, 11 e 12, expressa sua confiança no Senhor.

Esperança para a salvação futura

O salmista confiou no Senhor como sua força e sua fonte de alegria, e Ele o salvou. No versículo 14 repete a primeira linha do Cântico do Mar (Êxodo 15:2), o cântico que os israelitas cantaram logo após cruzarem o Mar Vermelho com sucesso. O salmista se alegrou na força salvadora de Deus. A disciplina temporária levou à libertação recente, e isso forneceu esperança para a salvação futura. Os portões em vista provavelmente se referem aos portões do pátio do templo através dos quais adoradores como o escritor entravam para louvar a Deus.

Que conforto os versículos 15-18, teriam sido para o Senhor Jesus, enquanto Ele os cantava em sua última Páscoa no Cenáculo! Eles lhe asseguraram que Ele viveria novamente mesmo que Ele morresse.

Louvor pelo triunfo de Jeová – (Salmos 118:22-29)

Então o salmista parece ter se comparado à pedra que os construtores (seus adversários) rejeitaram, em vista do contexto anterior (cf. Salmos 118:18). A imagem é comum. Sempre que os construtores constroem um edifício de pedra, eles descartam algumas pedras porque não se encaixam. O escritor se sentiu descartado como uma dessas pedras, mas Deus o restaurou à utilidade e lhe deu uma posição de destaque na obra de Deus.

A pedra angular de um grande edifício era a pedra maior e ou mais importante na fundação. Todas as outras pedras fundamentais foram lançadas e alinhadas em referência a esta pedra fundamental. Só Deus poderia ter feito isso (Salmos 118:23). O dia de sua restauração foi obviamente um que Deus havia realizado. Consequentemente, o escritor convocou todos a se regozijarem com ele.

Novo Testamento

Há muitas referências no Novo Testamento sobre à pedra de Salmos 118:22. O Senhor Jesus aplicou a Si mesmo (Mateus 21:42Marcos 12:10-11Lucas 20:17). Pedro e Paulo também a aplicaram a Jesus (Atos 4:11Efésios 2:201 Pedro 2:6-8). A incrível ressurreição de Deus de Seu Filho rejeitado para o lugar de suprema autoridade universal é, no mínimo, maravilhosa. O dia de Sua ressurreição é o maior dia que o Senhor já fez. É de fato a base para a alegria e regozijo do cristão.

O salmista passou a orar pela salvação e prosperidade de seu povo (Salmos 118:25-26). Aquele que vem em nome do Senhor refere-se a qualquer um que veio adorar Jeová no templo. O salmista e o povo o abençoaram do templo. O escritor glorificou ainda mais a Jeová como o doador de luz ao seu povo. A NIV de Salmos 118:27 b dá uma melhor tradução do texto hebraico do que a NASB. Lê-se: “Com ramos na mão, junte-se à procissão festiva até as pontas do altar”. Isso provavelmente se refere a um costume na Festa dos Tabernáculos. O povo agitou ramos para honrar o Senhor. Salmos 118:29 repete Salmos 118:1.

Entrada triunfal

As multidões que acolheram Jesus em Sua Entrada Triunfal durante a época da Páscoa repetiram Salmos 118:25-26 (Mateus 21:9Marcos 11:9Lucas 19:38João 12:13; cf. Mateus 23:39Lucas 13: 35). “Hosana” traduz a palavra hebraica para “salvar”. As pessoas acreditavam que Jesus era o Messias prometido. Eles consideravam este salmo como uma predição do Messias, como fica claro pelo seu uso na Entrada Triunfal.

Evidentemente , no versículo 27 b, “com ramos na mão”, levou o povo a colocar seus ramos aos pés da jumenta de Jesus (Mateus 21:8). Era mais apropriado que as pessoas fizessem o que fizeram, pois Jesus estava entrando em Jerusalém para fornecer a salvação. A aplicação de Jesus da referência da pedra a Si mesmo depois que ele entrou em Jerusalém em Sua Entrada Triunfal foi uma afirmação clara de que Ele era o Messias.

Este salmo nos ensina muito sobre o Messias, mas seu significado principal, como os israelitas o usavam originalmente, era glorificar a Deus por fornecer libertação. Essa libertação veio após um período de evidente derrota. Deus reverteu um aparente desastre e trouxe dele grande alegria e vitória. Devemos louvá-lo, como o escritor pediu que seus ouvintes fizessem, sempre que Ele faz isso por nós.

Fonte da explicação de Salmos 118:

  1. Autoria: Constable, Thomas. DD. Commentary.